A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou ontem (segunda, 11) o Boletim Informativo n° 309 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.
O documento mostra que 13 municípios estão classificados com risco “moderado” para o novo coronavírus. São eles: Cuiabá, Barra do Garças, Sinop, Várzea Grande, Cáceres, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Colíder, Juara, Nova Mutum, Tangará da Serra, Rondonópolis e Nova Canaã do Norte.
Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (12), as autoridades públicas de Tangará da Serra reiteraram o apelo pela conscientização no município. O prefeito Vander Masson (PSDB), a secretária municipal de Saúde Gicelly Zanatta e vereadores destacaram o agravamento do quadro da pandemia do novo coronavírus na cidade. “Nossos 13 leitos de UTI estão ocupados e estamos encaminhando pacientes para outras unidades do estado. Nossos índices aumentaram. Hoje, a prevenção é a nossa única medida. Precisamos evitar aglomerações, manter o distanciamento, manter o rigor na higienização”, alertou a secretária, em entrevista concedida ao repórter Kleber Leite e veiculada pela Rádio Tangará.

Secretária Gicelly Zanatta: “Prevenção é nossa única medida neste momento”.
O prefeito Vander Masson também reforçou a necessidade de conscientização dos munícipes. “É preciso que cada um saiba como está agindo nesta situação. É preciso pensar não só em si, mas também na família, nos colegas, nos amigos”, disse, também em entrevista à mesma emissora.
De acordo com o boletim da SES-MT dessa segunda-feira, Tangará da Serra soma 8.401 casos acumulados de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 8.099 pacientes (96,4%) alcançaram a cura. Os casos ativos somam 187, com 42 internados em UTI e enfermaria. As vítimas fatais da Covid-19 em Tangará da Serra eram, até ontem, 114.
Outros
Outros 128 municípios estão na classificação “baixo”, indicada pela cor verde. O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.
Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.
Recomendações e cuidados
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
– Usar máscara quando sair de casa;
– Evitar aglomerações;
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.