TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Covid-19: Município contratará de quatro a seis médicos, além de enfermeiros e técnicos, diz prefeito

Publicado em

A demanda crescente imposta em Tangará da Serra pela pandemia do novo coronavírus, aliada ao desgaste e a redução das equipes de atendimento levará o município a realizar contratações emergenciais de profissionais da área médica, de profissionais de enfermagem e técnicos.

O objetivo é suprir as necessidades dos plantões na rede pública de saúde e reforçar o atendimento aos pacientes. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, somente ontem foram registrados 330 atendimentos de pacientes com suspeita de Covid-19.

Em entrevista coletiva na tarde de ontem (segunda, 04), o prefeito Vander Masson anunciou que o município contratará de quatro a seis médicos. O número de contratações de enfermeiros e técnicos ainda está sendo levantada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Vander: “Profissionais da saúde estão no limite”.

Além da insuficiência nas equipes para atendimento e cumprimento de plantões na UPA e no Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito, há baixas relacionadas aos afastamentos por férias. “Os profissionais estão desgastados e precisam de férias. Sabemos das dificuldades que temos em relação ao pessoal, mas também temos de pensar no servidor. Eles estão no limite”, disse o prefeito, ao lado da secretária municipal de saúde, Gicelly Zanata Sousa, e do superintendente de governo Allyson Rodrigues Vargas.

Leia mais:  No sábado, Tangará da Serra terá “Dia D” de vacinação contra a gripe nas USF e no shopping

Menos tempo

Entre as estratégias de enfrentamento da pandemia, o município prepara mudanças no atendimento a pacientes com suspeita da doença.

Em se tratando de Covid-19, os exames são o RT-PCR, que detecta a presença do coronavírus (Sars-CoV-2) a partir de amostras do nariz ou da garganta, e os testes sorológicos, que rastreia os anticorpos produzidos pelo organismo a partir do contágio. Além desse, o raio-x e a tomografia de pulmão também são importantes.

O objetivo é antecipar o diagnóstico e já iniciar o tratamento com medicamentos o que, teoricamente, reduzirá a demanda por leitos de enfermagem e UTI’s.

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

No sábado, Tangará da Serra terá “Dia D” de vacinação contra a gripe nas USF e no shopping

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde vai realizar o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza em Mato Grosso no próximo sábado, 20 de abril. A meta da ação é mobilizar a população mato-grossense contra a propagação do vírus da gripe.

Em Tangará da Serra, as ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica. A vacinação acontecerá nas unidades de Saúde da Família (USFs), das 08h00 às 16h00, e no Tangará Shopping, das 16h00 às 22h00.

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada pelo Programa Nacional de Imunizações em 1999, com objetivo de reduzir internações, complicações e mortes na população-alvo.

(*) No quadro abaixo (final do texto), os públicos prioritários

No total, 364 mil doses foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação no estado.

Segundo a superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, a data representa busca dar visibilidade à vacinação.

Para ela, o papel dos municípios é fundamental em todos os processos que resultam na vacinação do grupo prioritário.

Leia mais:  No sábado, Tangará da Serra terá “Dia D” de vacinação contra a gripe nas USF e no shopping

Alessandra reforçou ainda a importância de os pais comparecerem aos postos de vacinação com seus filhos.

(Redação EB, com Secom-MT)

 

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana