conecte-se conosco

Cidades & Geral

Covid-19: Empresários são contrários à proposta de antecipação de feriados; Carta aberta é ‘fake’

Publicado

Empresários de Mato Grosso e de Tangará da Serra ligados à Câmara de Dirigentes Lojistas e à Federação das CDLs se manifestaram de forma contrária à proposta feita pelo governador Mauro Mendes aos poderes e setores produtivos para antecipação de feriados em Mato Grosso, nas próximas semanas, para conter o avanço da Covid-19.

A proposta foi feita em videoconferência, na tarde de ontem (sexta, 19), junto ao Gabinete de Situação para enfrentamento da pandemia, em reunião convocada pelo Governo de Mato Grosso. Os feriados antecipados serão definidos no projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa na segunda-feira (22).

A proposta inicial do governador é de decretar feriado do dia 24 ao dia 26 de março (quarta a sexta da próxima semana) e, também, nos dias 1º e 2 de abril (quinta e sexta) da semana posterior.

“Somando com os sábados e domingos, teríamos uma parada de cinco dias em uma semana e quatro na outra. Essa antecipação aumentaria o nível de distanciamento social, o que é fundamental para diminuir o contágio”, explicou o governador.

Alessandro Rodrigues Chaves, da CDL: “O comércio não é o responsável pela disseminação da Covid-19″.

A reação de boa parte da classe empresarial foi imediata, em nível estadual. Segundo a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tangará da Serra (CDL), a entidade é contrária à proposta. Segundo Chaves, a Federação das CDL do estado não foi chamada para a reunião virtual na qual o governador apresentou a proposta. “Somos contrários a essa proposta que será encaminhada à Assembleia (Legislativa)… Não é a restringir o horário do comércio que vai conter a disseminação da Covid”, disse. (Áudio a seguir)

Leia mais:  INCRA deverá retirar invasores de áreas de reserva invadidas no Antônio Conselheiro

Notícia falsa

Em Tangará da Serra, circulou nas redes sociais, ainda ontem, carta aberta expondo a contrariedade dos empresários com a proposta e declarando que não será acatada. O documento, porém, não é autêntico.

A carta aberta é destinada ao prefeito Vander Masson, aos vereadores e ao “Comitê de Contingência” ao “corona vírus”.

Segundo o presidente da Associação Comercial Empresarial de Tangará da Serra (ACITS), Júnior Rocha, trata-se de uma notícia falsa.  “Primeiro, o texto começa como sendo uma carta do prefeito, do comitê do coronavírus e dos vereadores, depois tem a carta comunicando ao prefeito… Afinal, é o prefeito quem faz a carta, ou ele está sendo comunicado? Estão copiando e passando isso aí… é fake”, disse Rocha, ao Enfoque Business.

Cidades & Geral

Tangará da Serra: Covid-19 e H3n2 motivam decreto; Eventos até dia 06 são mantidos

Publicado

A escalada da pandemia do novo coronavírus e o surto de influenza (H3n2) resultaram em decreto com medidas de contenção das duas doenças em Tangará da Serra. O município é o terceiro da região – após Porto Estrela e Barra do Bugres – a impor medidas preventivas no intuito, principalmente, de conter a propagação da Covid-19.

Na tarde desta segunda-feira (17), o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson (PSDB), anunciou o decreto 006/2022, com 11 artigos que impõem, até o próximo dia 31, com uma série de medidas preventivas.

Decreto foi anunciado na tarde desta segunda-feira (17), pelo prefeito Vander Masson.

As atividades no Comércio e Serviços – incluindo bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres -, além de academias, seguem autorizados, conforme horário dos alvarás e com medidas de biossegurança previstas no decreto.

Nas igrejas e templos, os cultos e celebrações seguem autorizados, também com obrigatoriedade de medidas de prevenção.

Os eventos sociais, artístico-culturais, técnicos, científicos, corporativos e outros que estejam marcados e já divulgados até 06 de fevereiro estão autorizados, devendo seguir os procedimentos de biossegurança. Novos eventos deverão ser comunicados com 30 dias de antecedência à Vigilância Sanitária.

Leia mais:  Feira oferece serviço de comunicação aos domingos; Tomate é destaque pela qualidade

Aulas e esportes

O processo de retomada das aulas estará baseado em análises e monitoramento das autoridades sanitárias e do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus.

O decreto não faz menção específica à questão dos esportes coletivos e atividades esportivas em geral.

O decreto será publicado ainda hoje (segunda, 17) e estará disponível no site do município, no link a seguir:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos