TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Covid-19: Em maio, Tangará registrou redução da taxa de cura e alta na letalidade

Publicado em

O avanço da pandemia do novo coronavírus verificado neste mês de maio em Tangará da Serra está expresso em todos os índices da doença, representados pelos números de notificações (novos casos), de casos ativos, óbitos, internações e procura por atendimento pelos pacientes com sintomas.

Há, ainda, outros dois índices que atestam a escalada da epidemia no município. O número de pacientes recuperados da doença sofreu redução percentual entre os dias 01 e 31 de maio. Ou seja, a taxa de cura em Tangará da Serra caiu de 97,15% no primeiro dia do mês passado para 94,94% no dia 31. (Veja gráfico comparativo a seguir)

A redução do índice de cura, portanto, é de 2,21 pontos percentuais. Embora pareça pequena, essa queda é o reflexo direto das notificações e, também, do número de fatalidades.

Considerando uma medida mais ampla, em Mato Grosso também houve redução nesse indicador. Enquanto em 1º de maio o estado registrava um índice de cura de 94,34%, em 31 de maio esse percentual sofreu leve redução para 93,93%, ou seja: 0,41 ponto percentual.

Leia mais:  No sábado, Tangará da Serra terá “Dia D” de vacinação contra a gripe nas USF e no shopping

Letalidade

Já o índice de letalidade, que representa o  número de óbitos em relação ao número de infectados pelo vírus, cresceu de 1,87% para 2,04% em Tangará da Serra. Em termos quantitativos, o dia 01 de maio registrou 222 óbitos (11.902 casos confirmados), contra 282 no dia 31, quando o número total de casos somava 13.836.

Em Mato Grosso, esse índice praticamente se manteve ao longo de maio, com 2,67% no primeiro dia do mês contra 2,66% no último dia 31. (Gráfico comparativo ao lado)

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

No sábado, Tangará da Serra terá “Dia D” de vacinação contra a gripe nas USF e no shopping

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde vai realizar o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza em Mato Grosso no próximo sábado, 20 de abril. A meta da ação é mobilizar a população mato-grossense contra a propagação do vírus da gripe.

Em Tangará da Serra, as ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica. A vacinação acontecerá nas unidades de Saúde da Família (USFs), das 08h00 às 16h00, e no Tangará Shopping, das 16h00 às 22h00.

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada pelo Programa Nacional de Imunizações em 1999, com objetivo de reduzir internações, complicações e mortes na população-alvo.

(*) No quadro abaixo (final do texto), os públicos prioritários

No total, 364 mil doses foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação no estado.

Segundo a superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, a data representa busca dar visibilidade à vacinação.

Para ela, o papel dos municípios é fundamental em todos os processos que resultam na vacinação do grupo prioritário.

Leia mais:  No sábado, Tangará da Serra terá “Dia D” de vacinação contra a gripe nas USF e no shopping

Alessandra reforçou ainda a importância de os pais comparecerem aos postos de vacinação com seus filhos.

(Redação EB, com Secom-MT)

 

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana