TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Contribuintes podem destinar parte do IRPF devido à assistência de idosos e crianças

Publicado em

O prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 termina no dia 30 de maio. Em Tangará da Serra, quem ainda não fez a declaração poderá optar por destinar até 6% do imposto devido para os fundos municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente. Para cada um dos fundos, o percentual é de 3%.

A destinação não representa despesa extra ao contribuinte, mas é importante para esses fundos. No caso do Fundo do Idoso, os recursos destinados ficam retidos no município para investimentos e custeio exclusivamente em ações e serviços assistenciais a idosos de Tangará da Serra. O mesmo acontece se houver destinação para o Fundo da Criança e do Adolescente. Ou seja, o recurso do imposto devido circulará no município, não sendo enviado ao governo federal. A destinação, vale destacar, é amparada por lei.

Para realizar a destinação, basta o contribuinte fazer a opção no próprio sistema de declaração do Imposto de Renda. Em caso de dúvida, o contribuinte pode buscar orientação junto ao seu contador.

Leia mais:  Tangará da Serra recebe workshop sobre segurança de barragens, dia 17, na Unemat

Em Tangará da Serra, segundo informações do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – que administra o Fundo Municipal do Idoso -, o potencial para arrecadação via destinação chega a R$ 7 milhões. “Esses valores são fundamentais para o atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade e que são acolhidos pelo Lar do Idoso, além de outras ações de políticas públicas voltadas ao idoso em Tangará da Serra”, diz o presidente do Conselho, José Henrique Cardoso Abrahão.

O Lar do Idoso é mantido pela Associação Nosso Lar Casa do Idoso, atualmente presidida pela empresária e colaboradora Ieda Pscheidt.

Através dos recursos do Fundo do Idoso, foi possível investimentos em reforma, ampliação e modernização do lar do Idoso, em 2023. (veja matéria relacionada no link a seguir)

Tangará da Serra: Após obras de modernização, Casa do Idoso será reinaugurada neste sábado

Em todo o país são esperadas 46,2 milhões de documentos. Quem não enviar no prazo fixado (30 de maio), está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do Imposto sobre a Renda devido.

Leia mais:  Laranja é opção de cítricos na Feira do Centro; saiba a origem e veja 25 receitas

(Assessoria)

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Laranja é opção de cítricos na Feira do Centro; saiba a origem e veja 25 receitas

Published

on

Domingo é dia de Feira do Produtor do Centro. Os feirantes estarão neste domingo para atender o público consumidor de Tangará da Serra e região a partir das 05 da madrugada, oferecendo o melhor da agricultura familiar.

Frutas, legumes e verduras, frango, peixes, carnes, embutidos, leite natural e derivados, massas, pães, doces, o bom café com as atrações da praça de alimentação compõem um cenário que se confunde com a história de Tangará da Serra.

Nessa época do ano, as frutas cítricas – principalmente a laranja e o limão – se destacam. Elas são típicas do inverno, período de maior importância da vitamina C para a saúde humana, pois ajudam, entre outros benefícios, a prevenir a gripe. “São da época, apresentam muita qualidade e estão mais baratas para o consumidor”, observa o presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (Asfet) e administrador da Feira do Centro, Valdeci Ferraz Aquino.

Tradição em Tangará da Serra, Feira do Centro atende neste domingo a partir das 05h00.

Entre as frutas cítricas oferecidas na Feira do Centro, a laranja desponta pelo sabor e pela qualidade. Pode ser consumida in natura ou na forma de sucos. De quebra, é uma excelente base para variadas receitas, além de fazer bem à saúde.

Leia mais:  Tangará da Serra recebe workshop sobre segurança de barragens, dia 17, na Unemat

A laranja é uma fruta rica em diversos nutrientes e compostos bioativos que oferecem uma série de benefícios para a saúde. Entre os principais, destacam-se o fortalecimento do sistema imunológico, a melhora da saúde cardiovascular, a proteção contra doenças crônicas e o auxílio na digestão.

Tem origem na Ásia, mais precisamente na região entre a Índia e o Sudeste Asiático, com indícios de cultivo começando há cerca de 7.000 anos. A curiosidade é que se trata de um fruto híbrido, resultado do cruzamento natural entre o pomelo (Citrus maxima) e a tangerina (Citrus reticulata). A laranja doce que consumimos hoje foi trazida para o Brasil pelos portugueses.

#feira do centro; #cítricos; #origem da laranja

Clique AQUI para ver 25 receitas à base de laranja.

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana