conecte-se conosco


Cidades & Geral

Contac realiza neste domingo eleições para novas diretorias de associações comunitárias

Publicado

Neste domingo (01.08) serão conhecidas as novas diretorias das associações comunitárias de Tangará da Serra. O Conselho Tangaraense de Associações Comunitárias (Contac) tornou público nessa semana os locais de votação e quem serão os candidatos a presidente das associações.

Conforme o presidente da entidade, Luiz Marcos Nogueira de Oliveira, em alguns setores dois candidatos registraram chapas e a comunidade vai escolher no voto o novo Conselho Diretor.

As assembleias de eleição devem ser realizadas no período compreendido entre 9h e 15h e em seguida a posse dos eleitos.

Candidatos e locais

Presidente do Contac, Luiz Marcos Nogueira de Oliveira, ressalta a importância das eleições.

Antônio da Silva é o candidato a presidente da associação do Parque Tangará e Jardim Califórnia, em eleição a ser realizada no Centro Comunitário. Também há candidato único – Madalena de Jesus – no setor 16, que engloba o Jardim Santa Lúcia, com a escolha sendo realizada no CRAS da Vila Araputanga e nesta associação.

Dois candidatos disputarão o cargo na associação do bairro Morada do Sol: Justiniano de Souza Paranhos (Gil), com a chapa “Força e fé”, e Jovanina Messias Pereira (Jô), que concorre com a chapa “União de Todos”. Neste bairro a eleição está marcada para a Escola Fausto Masson.

Leia mais:  Feira do Centro oferece duas atrações típicas do Brasil e valiosas para a saúde e a culinária

No Residencial Dona Júlia também há dois candidatos. Concorrem a chapa “Renovar”, do candidato Ademil B. Soares, e a chapa “União Dona Júlia”, encabeçada por Renato Santana. Esta eleição será realizada na Escola Estadual Jada Torres.

O Presidente do CONTAC, Luiz Marcos explicou que os setores que não apresentaram candidatos constituirão administração provisória e devem aguardar uma nova convocação de eleição geral.

Interior

Uma terceira etapa de eleições unificadas será convocada ainda este ano, possibilitando a eleição de diretorias na zona rural do município, nos três distritos e comunidades rurais organizadas. Luiz Marcos convocou todas as pessoas dos bairros onde haverá eleição a comparecer no dia da votação munidos de algum documento que comprove a residência: “A  presença e o apoio são muito importantes, mesmo naqueles locais onde temos chapa única”, ressaltou Oliveira.

(Assessoria)

publicidade

Cidades & Geral

Sinal 5G começará a funcionar em Brasília na quarta-feira; No MT, prazo é para setembro

Publicado

Brasília será a primeira capital do país a ter a rede 5G em funcionamento na telefonia móvel. Segundo o conselheiro e vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, o sinal será liberado em Brasília nesta quarta-feira (6).

Em participação no evento Teletime Inc, em São Paulo, o grupo técnico da Anatel encarregado de avaliar a desocupação da faixa de 3,5 gigahertz (GHz) aprovou a ativação do sinal 5G na capital federal no fim da tarde de hoje (4). Segundo Moreira, as próximas capitais a terem a tecnologia liberada serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, sem data prevista por enquanto.

Moreira preside o grupo da Anatel responsável pela liberação das frequências 3,5 GHz, por onde transitará o sinal da telefonia 5G. Atualmente, essa faixa ainda está ocupada por empresas de antena parabólica que operam com a tecnologia Banda C e estão atrasadas com a migração para outra frequência, chamada de Banda Ku.

Originalmente, o edital do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho. No entanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e na importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de covid-19 provocaram atrasos no cronograma.

Leia mais:  Sinal 5G começará a funcionar em Brasília na quarta-feira; No MT, prazo é para setembro

O prazo para o funcionamento do 5G em todas as capitais passou para 29 de setembro. Segundo Moreira, o lançamento da rede 5G em Brasília servirá como teste, com a Anatel e as operadoras instalando filtros anti-interferência. Também está prevista a distribuição de decodificadores da Banda Ku à população de baixa renda que usa antenas parabólicas antigas que operam na Banda C.

(Agência Brasil)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana