O produtor deve aprofundar seus conhecimentos sobre agricultura sustentável para garantir mais qualidade e rentabilidade em sua produção de alimentos. Esta foi a mensagem do engenheiro agrônomo e especialista em agricultura orgânica e bioinsumos Carlos Alberto Scapini, durante palestra a agricultores familiares na tarde desta quinta-feira (27), na Acits.
Palestra integrou programação do evento “Fortalecendo a Agricultura Local”, promovido pela Hectar em parceria Asfet.
A exposição de Scapini, sob título “Inovação e Sustentabilidade na Agricultura”, integrou programação do evento “Fortalecendo a Agricultura Local”, promovido pela Hectar, em parceria com a Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (Asfet).
O conteúdo da palestra teve como base diagnóstico de problemas fitossanitários detectados e estudados por Scapini em muitas propriedades de Tangará da Serra e região, principalmente nas culturas do alface, rúcula, cebolinha, abobrinha, tomate, quiabo, banana, limão, café e batata-doce.
Produtor observa biológico da Fotossíntese: Interatividade e informação foram o forte do evento da Hectar.
O manejo e as práticas sustentáveis, o uso de matéria orgânica e dos bioinsumos na fruticultura e na horticultura, assim como a filosofia do controle biológico, foram os principais aspectos abordados. Isso tudo dentro de uma proposta de ampliação do conhecimento do produtor sobre o tema. “A agricultura familiar fornece boa parte dos alimentos que vão à mesa do consumidor, o que garante mercado ao produtor… e se há mercado, é preciso oferecer qualidade para atendê-lo e é aí que entra o conhecimento para garantir que o trabalho do produtor seja correto e os resultados sejam positivos”, disse o especialista.
O palestrante defende a agricultura orgânica como base para a segurança alimentar e o controle biológico é o sustentáculo nesse contexto, já que oferece uma alternativa econômica e eficaz na nutrição de plantas e no combate a pragas e doenças.
Scapini: “Se há mercado, é preciso oferecer qualidade para atendê-lo e é aí que entra o conhecimento para garantir que o trabalho do produtor seja correto e os resultados sejam positivos”.
Carlos Alberto Scapini também falou sobre a importância da assistência técnica ao produtor, com a participação efetiva das esferas de governo e de órgãos como a Empaer e, também, da aproximação de profissionais especializados do setor privado, que é a origem dos insumos e de produtos diversos utilizados na produção.
A interação de biológicos com agroquímicos e a legislação sobre agricultura orgânica e dos bioinsumos também integrou o conteúdo da palestra ministrada pelo especialista.
Especialista
Carlos Alberto Scapini é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). É especialista em agricultura orgânica nacionalmente reconhecido, com trabalhos nas cinco regiões do Brasil e atuação destacada em parcerias internacionais sobre bioinsumos na Europa e Mercosul.
Scapini é proprietário da Fotossíntese Biologic, especializada em tecnologia de bioinsumos e bioengenharia, com sede em Tangará da Serra. A empresa produz meios de cultura para multiplicação de bactérias para controle biológico de pragas e doenças, indutores de resistência e estimuladores de plantas, além de biofábricas e biorreatores para produção de bioinsumos on farm (na fazenda).
O contato de Carlos Alberto Scapini é (65) 99987-4242.
Tecnologia e produtividade
Além da palestra de Scapini, o evento da Hectar teve apresentações sobre “Fertilizantes Corretivos como Ferramenta Tecnológica para Agricultura”, com a gerente comercial da Polli Fertilizantes, Jéssica Amaral, e “Maximizando a Produtividade: Híbridos Bm3066 e Bm3051 para Agricultura de Alto Rendimento”, com o engenheiro agrônomo Bruno Cardilho, da Biomatrix.