TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Empresas & Produtos

Como preparar sua empresa para o novo cenário de importação com a DUIMP

Publicado em

Organizar catálogo de produtos, garantir a integração de sistemas, automatizar etapas e capacitar as equipes devem ser as prioridades para evitar multas, atrasos e gargalos operacionais, aponta executivo da Asia Shipping.

São Paulo, maio de 2025 – A Declaração Única de Importação (DUIMP), novo modelo para operações de importação no Brasil, já está em fase de implementação e vem mudando de forma definitiva a rotina dos operadores de comércio exterior, ao exigir um novo nível de organização, precisão e integração de dados por parte desses negócios. E neste cenário – pautado pela digitalização, padronização e maior controle aduaneiro – empresas que se anteciparem à migração saem à frente, evitando gargalos, penalidades e prejuízos operacionais, conforme explica Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.

“A DUIMP não é apenas uma mudança técnica, é uma mudança estrutural e necessária, uma transformação cultural na forma como o Brasil trata as importações. Mais do que adaptar sistemas, ela exige um novo olhar sobre os processos. Quem se preparar agora terá uma transição mais suave, com ganhos de eficiência e segurança, premissas fundamentais aos negócios que atuam no dinâmico e acirrado setor de comex”, afirma o executivo da maior integradora logística da América Latina.

O que muda com a DUIMP e como se preparar

Integrando diferentes etapas do processo de importação em um único registro eletrônico, a DUIMP passa a substituir a tradicional Declaração de Importação (DI). Implementada em fases e seguindo um cronograma determinado pelo Governo Federal, um dos maiores desafios da nova declaração é a obrigatoriedade do Catálogo de Produtos, que demanda um alto nível de detalhamento e estruturação dos dados.

Para garantir a conformidade e eficiência na transição para a DUIMP, o executivo da Asia Shipping aponta que as empresas devem seguir uma série de boas práticas, dentre elas, estruturar o catálogo de produtos – cadastrando individualmente cada item sob a categorização correta. Revisar os códigos de organização e classificação de produtos (seguindo a NCM, ou Nomenclatura Comum do Mercosul) exigidos pela Receita Federal; aderir a tecnologias que ajudem a automatizar etapas e a integração de sistemas; assim como investir em treinamentos e capacitação da equipe, devem também estar entre as prioridades.

“O Catálogo de Produtos é o coração da DUIMP. Um erro na classificação fiscal ou na descrição de atributos pode paralisar a importação ou gerar multas significativas”, explica Pimenta. “Por isso, orientamos nossos clientes a iniciarem o mapeamento dos produtos com base no histórico de importações, considerando as declarações dos últimos dois anos, e priorizarem os SKUs mais recorrentes. A organização da base de dados, a revisão da classificação fiscal e a auditoria cruzada são passos críticos para garantir o sucesso da migração”, destaca.

A tecnologia como aliada

Para apoiar os operadores de comex nesse processo, assim como nas próximas etapas da DUIMP, previstas para entrar em vigor até o final de 2025, Pimenta conta que a Asia Shipping aposta na tecnologia como pilar da conformidade. A empresa adquiriu recentemente a plataforma em nuvem, baseada em inteligência artificial, Dati, que já se encontra disponível na versão 4.0.

Além de automatizar 87% das etapas na rotina de importação, fornecendo insights que podem fazer a diferença para a tomada de decisões em diversos cenários, a solução é composta por micromódulos que fazem a integração direta com o Portal Único, facilitando a organização do Catálogo de Produtos e garantindo a atualização constante das informações.

“A Dati atua como um cérebro digital das rotinas operacionais. Com ela, conseguimos analisar os dados históricos, priorizar os itens mais críticos e garantir a integração em tempo real com os sistemas do governo”, afirma Pimenta. “É uma ferramenta essencial para empresas que operam com alto volume ou lidam com múltiplas filiais e CNPJs distintos”, conclui.

Sobre a Asia Shipping

A Asia Shipping é uma empresa de logística global, especializada em encontrar as rotas mais inteligentes para seus clientes e transportar mercadorias entre continentes. A empresa está em 12 países, com 44 escritórios pelo mundo, sendo dez no Brasil, e mais de mil colaboradores. A Asia Shipping atua na importação e exportação, fazendo a ponte entre fornecedores, armadores (donos de navios de carga), portos e transportadoras. É o que se chama freight forwarder, um intermediário do negócio de fretes.  É considerada a maior companhia da América Latina nesta categoria e a 30ª no mundo.

(Assessoria)

Comentários Facebook
Advertisement

Empresas & Produtos

Lorenzetti celebra 41 anos de tradição com o 25º prêmio Destaque Empresarial

Published

on

Uma tradição de 41 anos merece ser celebrada. Afinal, ao ingressar em sua quinta década de existência, uma empresa evidencia que tem a confiança do consumidor e, por isso, é referência no mercado.

Esta é a Lorenzetti Materiais de Construção, uma empresa que faz parte da história de Tangará da Serra, cidade que ajudou e construir e desenvolver, movimentando o comércio, gerando emprego para inúmeras famílias e garantindo renda para a economia local.

A tradicional empresa foi agraciada, pelo 25º ano consecutivo, com o prêmio Destaque Empresarial, conferido pela Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (ACITS) após pesquisa de mercado com base no ano de 2024. A premiação foi entregue à direção e colaboradores durante singular evento (foto acima) realizado pela entidade no CTG Aliança da Serra, no último sábado, dia 17.

A Lorenzetti forma uma rede de seis lojas, quatro em Tangará da Serra, uma em Barra do Bugres e uma – especializada em tintas – em Campo Novo do Parecis . A matriz, no Centro, é um ponto de referência tanto no aspecto comercial como de orientação urbana. Em razão dessa popularidade, é natural que quando se pensa em materiais de construção, a Lorenzetti quase sempre vem em primeiro lugar na mente do consumidor.

O reconhecimento do consumidor é motivado pela qualidade, variedade e preços competitivos, da construção ao acabamento. O ambiente moderno e agradável das lojas também faz parte da personalidade da Lorenzetti. E é dessa forma que se consolida o branding da empresa, nessa familiaridade e na confiança do tangaraense.

Para o diretor proprietário da empresa, Luciano Lorenzetti, a satisfação do cliente e o reconhecimento da comunidade são conquistas que garantem uma tradição. “Nosso diferencial é a identificação com a cidade e com o povo tangaraense. Somos de Tangará da Serra, dessa nossa região que abriga uma dezena de municípios, e convivemos com o cidadão e a cidadã que recebemos todos os dias, num relação de amizade e confiança que nos traz credibilidade”, afirma Luciano.

Endereço e contato

Em Tangará da Serra, além da loja na Avenida Brasil (matriz, telefone 65 3311-6000), a Lorenzetti tem lojas no Residencial Dona Júlia (Avenida Nilo Torres, telefone 3311-6020), no Jardim Mirante (Rua 26 – Celso Rosa de Lima -, telefone 3311-6010) e a Lorenzetti Prime, especializada em acabamentos (Avenida Tancredo de Almeida Neves nº 187W, telefone 3311-6060).

Em Barra do Bugres, o endereço é na Avenida Marechal Rondon, 970 – Centro, telefone 65 3311-6095 e celular 65 99975-2013. Já em Campo Novo do Parecis, a empresa tem foco em tintas. A Lorenzetti Tintas tem endereço na Rua Bahia, 501-373 – Centro, telefone 65 – 3311-6040 e 99987-2326.

A empresa também atende pelo aplicativo WhatsApp, que é o mesmo número do telefone fixo da matriz: +55 65 3311-6000. No Facebook, o atendimento é pela página @lorenzettimateriais · Materiais de construção. Página no Instagram: @lorenzettimateriais

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana