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Infraestrutura & Logística

Com término das chuvas, MT-480 recebe tapa-buracos; Via Brasil começa reparos na MT-358

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Além dos trabalhos de reconformação no trecho da Serra de Deciolândia, a MT-480 vem recebendo ações de recuperação e manutenção do pavimento ao longo de todo o trajeto, a partir de Tangará da Serra.

Segundo a Associação dos Produtores da MT-480 – entidade conveniada ao governo estadual para manutenção e conservação da via -, neste momento em que cessou o período chuvoso, os trabalhos prioritários consistem em tapa-buracos. “Além desta recuperação da pista, faremos os demais trabalhos de manutenção do pavimento e da sinalização, limpeza e roçagem”, disse o gerente operacional da Associação, Edilson Sampaio.

Tangará-Parecis

Outra rodovia que também recebe obras de restauração é a MT-358, no trecho entre Tangará da Serra e a Serra dos Parecis. A responsabilidade pelos trabalhos, que ocorrem desde a última semana de março, é a concessionária Via Brasil, que assumiu em maio do ano passado o trecho de rodovias MTs-246/343/358, desde Jangada (entroncamento com BR-163) até a localidade de Itanorte, entroncamento com a BR-364.

As ações prioritárias ocorrem a partir do rio Sepotuba, onde o asfalto está muito degradado, gerando reclamações diárias.

Neste trajeto, as ações prioritárias ocorrem a partir do rio Sepotuba, onde o asfalto está muito degradado, gerando reclamações diárias entre os usuários da estrada.

Leia mais:  MT-240: Cronograma de obras prevê entrega da pavimentação até Santo Afonso em dezembro

A Via Brasil já efetuou, também, reparos na MT-358 nos 40 quilômetros entre Nova Olímpia e Barra do Bugres. O trajeto rendeu, durante muitos anos, insistentes reclamações em toda a região.

Após a restauração entre Jangada e Itanorte, a concessionária Via Brasil passará, ano que vem, à cobrança de pedágio. As tarifas serão praticadas em quatro praças instaladas ao longo do trajeto, no alto da Serra de Deciolândia, proximidades do distrito de São Joaquim, em Barra do Bugres e proximidades do entroncamento com a BR-163.

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Infraestrutura & Logística

MT-240: Cronograma de obras prevê entrega da pavimentação até Santo Afonso em dezembro

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Foram oficialmente retomadas ontem (quinta, 19) as obras de pavimentação do trecho de 37,16 quilômetros da MT-240, entre Tangará da Serra e Santo Afonso. A retomada foi anunciada durante reunião de trabalho, em Tangará, entre as prefeituras dos dois municípios (que integram o termo de cooperação com o governo do Estado), a associação parceira e a Guaxe Construtora e Terraplenagem, empreiteira que assume os trabalhos. (Veja vídeos ao final da matéria)

Grande anseio da região entre Tangará e Santo Afonso, as obras foram retomadas após suspensão por problemas técnicos na execução. O governo do Estado optou pela celebração de contrato com a Guaxe, que figura como sétima classificada no certame licitatório, permitindo a continuidade das obras.

Reunião de trabalho definiu detalhes da retomada das obras na MT-240.

Segundo o superintendente da entidade parceira – Associação dos Produtores da Rodovia MT-240 -, Edilson Sampaio, o cronograma indica a realização das obras em duas etapas, sendo a primeira cumprida até o mês de julho, com terraplenagem em 19 quilômetros e pavimentação de 14 quilômetros em TSD (Tratamento Superficial Duplo), e a segunda com a obra concluída na totalidade do trecho de 37 quilômetros até 31 de dezembro deste ano. “Nesta reunião acertamos detalhes importantes para o andamento das obras, como a limpeza do trecho, sinalização, semeadura de grama nas margens e outras ações pelas prefeituras, obtenção de cascalho e questões técnicas dos trabalhos”, disse Sampaio.

Visitação às obras na 240: Conclusão até dezembro.

Integração e crescimento

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O prefeito de Santo Afonso, Luís Fernando Ferreira Falcão (União), comemorou a retomada das obras, que corriam o risco de emperrar em razão de problemas técnicos. “Temos que destacar a colaboração da Guaxe, que aceitou assumir as obras. Sem isso as obras não poderiam ser retomadas sem uma nova licitação, em razão do ano eleitoral”, disse o gestor, que prevê importantes benefícios socioeconômicos para seu município com a rodovia asfaltada. “Vamos assistir a um impulso para a economia de Santo Afonso”, acrescentou.

Prefeito de Santo Afonso, Luís Fernando: “Vamos assistir a um impulso para a economia”.

Já o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson (PSDB), participou da reunião de trabalho com o secretário de Infraestrutura do município, Magno César Ferreira, e também demonstrou satisfação com a retomada. “A pavimentação desta rodovia é um sonho antigo da nossa região e representará qualidade de vida, uma integração importante entre Tangará e Santo Afonso para o fluxo dos moradores da região e escoamento da produção”, observou.

Produção

A MT-240 serve uma região de considerável capacidade produtiva, com mais de 15 mil hectares cultivados de soja e milho e pecuária de corte. A região também conta com o assentamento Nossa Senhora Aparecida, que reúne cerca de 70 famílias de pequenos agricultores que produzem hortifrutigranjeiros, lavoura branca, além de frangos, leite e pequenos animais.

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*Veja vídeos a seguir:

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