TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Clima seco agrava riscos de queimadas e Pantanal vive situação pior que ano passado

Publicado em

“Estamos diante de uma das piores situações já vistas no Pantanal”. Essa foi a declaração da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao comentar os incêndios que atingem Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A ministra participou ontem, segunda (24), no Palácio do Planalto, da segunda reunião da sala de situação para prevenção e controle de incêndios no Pantanal. Marina Silva disse que houve uma antecipação do período de seca na região, que normalmente acontece no segundo semestre.

“Toda bacia do Paraguai está em escassez hídrica severa. Nós não tivemos a cota de cheia, não tivemos o interstício entre El Niño e La Niña, e isso faz com que uma  grande quantidade de matéria orgânica, em ponto de combustão, esteja causando incêndios que são fora da curva em relação a tudo que se conhece”.

Ainda foi anunciado o reforço de mais 110 combatentes para atuar no Pantanal. No momento, 250 brigadistas trabalham no combate às chamas.

Leia mais:  Feira de domingo: Arte e artesanato são destaques no maior mercado público do MT

Nesta quarta-feira, o governo vai divulgar o orçamento para prevenção e enfrentamento aos incêndios e, na sexta-feira, uma comitiva ministerial segue para Corumbá, em Mato Grosso do Sul, para avaliar a situação no estado.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os municípios que mais desmataram são os que apresentam maior incidência de incêndios.

Além disso, os dois estados já decretaram a proibição do manejo de fogo até o fim do ano, inclusive, as queimadas controladas.

Pantanal: Mais de 3 mil focos

Situação no Pantanal está pior que ano passado: 2.000% de aumento nos focos de queimadas.

Até o último domingo (24) o Pantanal registrou mais de três mil focos de incêndio. Foram 3. 262 em comparação aos 146 registrados no mesmo período do ano passado. Aumento de mais de 2.000%, segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

E são as queimadas no Pantanal que fazem o Brasil liderar o ranking de focos de incêndio na América do Sul. Até o momento, são cerca de 33 mil focos. Em segundo lugar, aparece a Colômbia, com 12 mil, e o Paraguai, com sete mil.

Leia mais:  Risco de rompimento de represa deixa em alerta região de Assari-Barra do Bugres

O Pantanal é a maior área úmida contínua do planeta, e os efeitos de agravamento do fenômeno El Niño na mudança do clima já vem sendo percebidos no volume dos rios que atravessam o bioma. Em maio, a Agência Nacional de Águas (ANA) declarou situação crítica de escassez de recursos hídricos na Bacia do Paraguai.

(Redação EB, com informações de Sapicuá RN)

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feira de domingo: Arte e artesanato são destaques no maior mercado público do MT

Published

on

Em Tangará da Serra, a Feira do Produtor do Centro é de uma diversidade singular quando se trata de alimentos. E esta variedade de produtos pode ser conferida neste domingo (19), a partir das 05h00.

(*) Veja série de fotos a seguir.

No maior mercado público de Mato Grosso, o consumidor encontra o melhor da agricultura familiar local, com inúmeras opções em hortifrutis, carnes e embutidos, produtos coloniais, leite e derivados, pães e doces, temperos e condimentos, além da praça de alimentação.

“Mas, na Feira do Centro não tem só alimentos. Tem a arte, tem o artesanato, tudo de bom gosto”, destaca o presidente da Associação dos Feirantes (ASFET), Valdeci Ferraz Aquino.

No box 49-C, Dª Eva Rodrigues da Silva comercializa pilões, tábuas de corte, pás de cozinha e outras utilidades artesanais que ela mesmo produz. “É no bambu e na garapeira”, diz Dª Eva, que faz o seu trabalho no sítio localizado na Agrovila 01, do Assentamento Antônio Conselheiro.

Leia mais:  Redes sociais estão repletas de “Fake News” sobre rompimentos em barragens [áudio]

Ali perto, num dos corredores centrais da Feira, do lado para a rua José Cândido Melhorança (Rua 24), a arte chama atenção. Trata-se da artista plástica Gloria Borges, que mostra e oferece arte sobre tela e artesanato, uma riqueza em cores para decoração de ambientes.

Glória mostra seu talento ao retratar em arte os pássaros da região de Tangará da Serra, figuras humanas e outras inspirações. Também apresenta adornos, como pinturas em pedras e artesanatos, como cestos feitos com fibra de bananeira.

Vale à pena conferir!

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana