TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Clima: Previsão é de chuvas em volume superior a 100 mm em 4 dias para Tangará da Serra

Publicado em

Depois de um mês frustrado de chuvas, a meteorologia prevê uma semana chuvosa na região de Tangará da Serra. A previsão indica volume superior a 100 milímetros até a próxima quarta-feira no município da Serra de Tapirapuã.

Segundo o portal Clima Tempo, as precipitações já ocorrem neste domingo, mas o ápice das chuvas na semana deverá ser na próxima quarta-feira (03.11), com mais de 40 milímetros. Isto, evidentemente, se as previsões não se converterem em frustração, como ocorreu ao longo do mês de outubro.

Segundo o Clima Tempo, o ápice das chuvas na semana deverá ser na próxima quarta-feira, com mais de 40 mm.

As chuvas estão previstas para todo o estado de Mato Grosso, como parte de uma grande área de precipitações que abrange desde a Amazônia até os estados de Goiás e Tocantins.

Em cidades como Cuiabá, Barra do Bugres, Arenápolis, Diamantino, Campo Novo do Parecis e Cáceres, os volumes previstos até a próxima quarta-feira ficam entre 70 e 90 milímetros.

Leia mais:  Bombeiros capturam cobra que “descansava” sobre carros na prefeitura de Tangará da Serra (vídeo)

Há, porém, algumas divergências nas previsões entre os sites especializados em meteorologia. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) prevê maiores volumes a partir da próxima quinta-feira, na mesma intensidade projetada pelo Clima Tempo e, também, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Município ampliará quadro de médicos veterinários para inspeção sanitária em frigoríficos

Published

on

A aprovação do projeto de lei complementar nº 004/2024 pela Câmara Municipal, por unanimidade entre os vereadores, permitirá a contratação de quatro médicos veterinários para atendimento de inspeção sanitária de quatro frigoríficos de Tangará da Serra.

Segundo o texto da propositura de autoria do Executivo Municipal, a medida “está intrinsecamente ligada ao Projeto de Lei Ordinária 096/2024, que autoriza a contratação temporária de médicos veterinários para a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, atendendo às demandas decorrentes de um acordo de cooperação técnica (ACT) entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o município de Tangará da Serra.

O Executivo justifica a propositura pelo impacto direto nas atividades de inspeção (…) nos frigoríficos locais com a escassez de médicos veterinários. “Sem um número suficiente de profissionais para realizar essas inspeções pelo MAPA, os frigoríficos enfrentam limitações no aumento de abates ou na criação de novos turnos. Isso, por sua vez, afeta não apenas a capacidade de produção dos frigoríficos, mas também o crescimento econômico do município, incluindo a criação de empregos diretos e indiretos”, consta no texto do PLC.

Leia mais:  Município ampliará quadro de médicos veterinários para inspeção sanitária em frigoríficos

Porém, a contratação dos médicos veterinários implica no aumento da taxa de abate para bovinos (de e,015 para 0,025 UPM) e suínos (de 0,001 para 0,004 UPM). O valor da UPM é de R$ 55,98.

Com a majoração da taxa de abate, o município gera receitas adicionais que serão direcionadas para custear a contratação desses profissionais para atender às demandas de inspeção nos frigoríficos. Os médicos serão cedidos ao MAPA e por ele fiscalizados, o que garantirá o cumprimento das obrigações legais em termos de inspeção sanitária, além de atender o ACT firmado ainda 2020.

Os profissionais a serem contratados, em processo seletivo, atenderão aos frigoríficos Marfrig, Seara (JBS), Pork Foods e EP Frig, cuja produção é destinada aos mercados local e, também, para exportação.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana