conecte-se conosco

Cidades & Geral

Clima de deserto: Umidade do ar em nível crítico e amplitude térmica de 20°C intensificam estiagem

Publicado

Frio nas madrugadas, temperaturas altas durante o dia. Umidade relativa do ar em níveis críticos. Este é o atual quadro climático na região de Tangará da Serra e em praticamente todo o estado de Mato Grosso.

A massa de ar polar que adentrou ao continente ao final da semana anterior contribuiu decisivamente para estabelecer o clima de deserto.

Em Tangará da Serra, a semana iniciou fria e extremamente seca. Nesta quarta-feira, a umidade relativa do ar estará situada na crítica faixa entre 11% e 28%, num recorde negativo deste parâmetro meteorológico na região.

(*) Abaixo, previsão para esta quarta-feira (Clima Tempo)

Outra característica do atual quadro climático é a amplitude térmica, que em todo o estado supera os 20 graus celsius de diferença entre as temperaturas mínimas e máxima. Para se ter uma ideia, nesta quarta-feira a mínima chegou aos 10°C ao amanhecer, ao passo que a máxima prevista é de 32°C.

A tendência, segundo os principais sites de meteorologia, é de elevação gradual das temperaturas ao longo da semana. Até o próximo domingo, os termômetros deverão marcar mínima de 19°C e máxima de 35 graus celsius. A umidade relativa do ar segue crítica, com 15% nas horas mais quentes dos dias e até 43% à noite.

Leia mais:  Segunda onda da pandemia e escassez de chuvas serão desafios no primeiro ano das novas gestões

publicidade

Cidades & Geral

Altos e baixos: Meteorologia prevê duas semanas de grandes oscilações de temperatura

Publicado

Calor de 36 graus nesta terça-feira (26), mínima de 9°C no sábado (31). Uma semana depois, temperaturas de 38 graus. Esse é o quadro previsto pela meteorologia para as próximas duas semanas em Tangará da Serra e Mato Grosso em geral.

Nesta semana, a previsão é de virada no tempo, com queda brusca de temperatura, com os termômetros podendo despencar aos 6°C na sexta-feira. A friagem, segundo os sites Clima Tempo e Cptec/Inpe, inicia na quinta-feira e persiste até a madrugada de domingo (01.08), dia em que a temperatura retoma a curva ascendente. (Abaixo, previsão do Cptec/Inpe)

Após o próximo domingo, a semana manterá temperaturas estáveis entre mínimas de 14°C e máximas de 35 graus celsius. A partir daí, no sábado (07) e domingo (08), os termômetros poderão ficar entre a mínima de 17 graus e 38°C, segundo prevê o portal Clima Tempo.

Não previsão de chuvas no período e a umidade relativa do ar tende a manter os níveis críticos já verificados durante este mês de julho, sempre abaixo dos 20% nas horas mais quentes dos dias. (Abaixo, previsão do Clima Tempo)

Leia mais:  Caso Edinho: OAB, La Comuna, PCdoB e AST se manifestam após elucidação do crime

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana