TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Chuvas em novembro já somam 350 mm, sete vezes mais que no mesmo mês de 2023

Publicado em

A escassez de chuvas nos do ano passado em Tangará da Serra não está se repetindo, felizmente, neste ano de 2024. As medições das chuvas pesquisadas pela redação do EB variam entre sete e 11 vezes mais neste mês de novembro em comparação ao mesmo mês do ano passado no município.

Do dia 01 ao dia 26 (ontem) deste mês de novembro, as chuvas somaram um volume acumulado de 350 milímetros, quase sete vezes mais que o volume registrado durante todo o mês de novembro do ano passado, quando o acumulado não passou de 52 milímetros. Os dados são da Estação Meteorológica A902, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

(Veja tabela e gráfico comparativos desde o ano de 2021)

Pela medição do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, as precipitações registradas neste mês de novembro – até ontem (26) – somam 309 milímetros, o que equivalente a mais de 11 vezes o volume acumulado (27 mm) medido durante todo o mês de novembro do ano passado. As medições do Samae foram feitas na Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água (ETA) Queima Pé.

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

Até sábado, dia 30, as chuvas poderão agregar mais 20 milímetros à somatória do mês atual, segundo o portal Clima Tempo, que trabalha com dados do Inmet.

Ainda segundo o Inmet, um volume semelhante ao já registrado neste mês de novembro está previsto para o mês de dezembro em Tangará da Serra.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

Published

on

Uma das atrações da Feira do Produtor do Centro, em Tangará da Serra, é o setor de carnes. É ali que se encontra bons cortes de carnes bovina, suína, os embutidos e derivados, além de peixes. Nesse domingo de Páscoa, a Feira começa a atender a partir das 05h00.

O dia é especial e  muitos consumidores optam pelo churrasco, e aí vão cortes bovinos e suínos que a Feira do Centro oferece para preparar na brasa. “Nosso setor de carnes é muito frequentado, especialmente aos domingos. As opções são várias, e fica ao gosto do consumidor escolher o que mais lhe convém na ocasião”, observa o presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (ASFET),Valdeci Ferraz Aquino.

Tradicional feira de domingo é atração em Tangará da Serra.

Churrasqueadas à parte, há quem valorize uma boa carne de panela como prato principal no domingo. E uma opção deliciosa é o músculo ao molho na pressão, acompanhado da tradicional polenta. (Veja receita ao final do texto)

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

O corte

O músculo bovino, ou garrão, é aquela carne que deriva das pernas dianteiras e traseiras do boi. É um corte versátil (o mesmo do ossobuco) e nutritivo. É rico em colágeno, possui textura firme e sabor marcante, sendo ideal para receitas que exigem cozimento prolongado.

É considerado uma carne de segunda, geralmente mais acessível. É uma carne magra, com baixo teor de gordura e rico em colágeno, proteínas e nutrientes. Por isso, pode ser utilizada na alimentação infantil.

Seu sabor é marcante e se acentua com o cozimento. É versátil, podendo ser utilizado em diversas preparações, como guisados, carnes de panela, sopas e ensopados.

Veja, na sequência, receita de músculo na pressão, com polenta.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana