TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Chuvas em novembro já somam 350 mm, sete vezes mais que no mesmo mês de 2023

Publicado em

A escassez de chuvas nos do ano passado em Tangará da Serra não está se repetindo, felizmente, neste ano de 2024. As medições das chuvas pesquisadas pela redação do EB variam entre sete e 11 vezes mais neste mês de novembro em comparação ao mesmo mês do ano passado no município.

Do dia 01 ao dia 26 (ontem) deste mês de novembro, as chuvas somaram um volume acumulado de 350 milímetros, quase sete vezes mais que o volume registrado durante todo o mês de novembro do ano passado, quando o acumulado não passou de 52 milímetros. Os dados são da Estação Meteorológica A902, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

(Veja tabela e gráfico comparativos desde o ano de 2021)

Pela medição do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, as precipitações registradas neste mês de novembro – até ontem (26) – somam 309 milímetros, o que equivalente a mais de 11 vezes o volume acumulado (27 mm) medido durante todo o mês de novembro do ano passado. As medições do Samae foram feitas na Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água (ETA) Queima Pé.

Leia mais:  Polêmica das “emendas PIX” segue com portarias do MPF para outros seis municípios

Até sábado, dia 30, as chuvas poderão agregar mais 20 milímetros à somatória do mês atual, segundo o portal Clima Tempo, que trabalha com dados do Inmet.

Ainda segundo o Inmet, um volume semelhante ao já registrado neste mês de novembro está previsto para o mês de dezembro em Tangará da Serra.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Polêmica das “emendas PIX” segue com portarias do MPF para outros seis municípios

Published

on

Mais seis municípios de Mato Grosso foram alvo de portarias emitidas pelo Ministério Público Federal para acompanhar a aplicação de emendas parlamentares via transferências especiais, conhecidas como “emendas PIX”.

Assinadas pela procuradora da República Thais Araújo Franco, as portarias, publicadas nesta quinta-feira, exigem que as prefeituras de Curvelândia, Alto Garças, Nova Xavantina, Santo Antônio de Leverger, Lambari D’Oeste e Juína apresentem informações detalhadas sobre os valores recebidos e a destinação dos recursos.

Há poucos dias, o Ministério Público já tinha cobrado informações semelhantes dos municípios de Diamantino, Tesouro, Feliz Natal, Juscimeira, São José do Povo, Peixoto de Azevedo e Carlinda.

De acordo com a procuradora, o objetivo das medidas é garantir a transparência na aplicação dos recursos.

Os gestores municipais deverão informar dados sobre contas bancárias específicas criadas para movimentação dos valores, além de detalhar as transferências recebidas e o uso dos montantes.

O prazo para a prestação de contas referente aos recursos de 2024 foi fixado em 31 de dezembro.

Leia mais:  Operação Alvará Final: Polícia Civil desarticula quadrilha após denúncias da OAB-MT

A procuradora Thais Franco ressaltou que a fiscalização visa prevenir a má gestão dos recursos, que, devido à sua natureza, dificultam o controle e podem ser utilizados de forma incompatível com as práticas republicanas.

Além dos municípios, o MPF também está investigando os parlamentares responsáveis por algumas dessas emendas.

Entre os casos apurados, está a deputada federal Coronel Fernanda, do PL, autora de duas emendas: uma de 590 mil reais para Cocalinho e outra de um milhão e 400 mil reais para Chapada dos Guimarães.

Outra emenda sob acompanhamento é a do senador Jayme Campos, do União Brasil, no valor de um milhão de reais para Nova Bandeirantes.

O deputado federal Coronel Assis, do União Brasil, também está na mira do Ministério Público Federal, com uma emenda PIX de um milhão 446 mil 209 reais destinada para Várzea Grande.

(Sapicuá RN)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana