Prestes a completar seis meses sem solução, o crime que vitimou o servidor público Edson Vicente da Costa – popular Edinho (foto) – persiste envolto num clima nebuloso. O caso já é um dos mais misteriosos da história policial de Tangará da Serra. (Leia matéria sobre o crime clicando em link ao final do texto)
Em meio a tantas dúvidas sobre a autoria e possível participação de terceiros, membros de entidades das quais Edinho tinha ligação divulgam um manifesto reforçando pedido de solução do crime às autoridades policiais.
O manifesto foi redigido em conjunto pelas entidades Sociedade Alternativa La Comuna, OAB – 10ª Subseção de Tangará da Serra, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSERP), Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública (SINTEP), ADUNEMAT – Subsede Tangará da Serra, e Associação dos Santistas de Tangará da Serra.
Reforçando a mobilização, amigos e familiares de Edson Vicente da Costa promoverão, a partir das 10h00 do próximo sábado, uma carreata que sairá da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Avenida Brasil, em direção à Prefeitura Municipal.
Na sequência, íntegra do manifesto:
JUSTIÇA POR EDINHO!
O Brasil tem se notorizado em crimes não resolvidos. Em 2020, o país teve 43.892 mortes violentas e uma taxa de homicídios de 19.7 por 100 mil habitantes (FBSP), um aumento de 5,2% em relação ao ano anterior. No entanto, segundo o Instituto Sou Paz, apenas 30% dos casos de assassinato são resolvidos. Esse índice é um retrato da impunidade no país. Ademais, a lentidão para o esclarecimento dos casos de homicídio é uma afronta, pois 90% deles são resolvidos no prazo de dois anos.
Em Tangará da Serra, no dia 06 de novembro de 2020, foi assassinado de maneira brutal e covarde um dos seus cidadãos mais respeitados: Edson Vicente da Costa. Edinho Che como gostava de ser chamado, era pioneiro dessa cidade, formado em Letras e Direito, funcionário público municipal, advogado e desportista. Em vida contribuiu diretamente para constituição de inúmeras associações de bairros, participou da criação da Coopertan e foi o idealizador e um dos fundadores da Sociedade Alternativa La Comuna, por quem tinha uma consideração indescritível. Mas seu maior legado era a família e os amigos. Deixou seus pais, dois filhos, irmã, sobrinhos, esposa e enteada e uma infinidade de amigos e admiradores que jamais se conformarão com sua perda.
Edinho Che era homem de bem! Totalmente desapegado das tentações materiais da vida e que fazia sempre questão de ajudar ao próximo, mesmo tendo grande parte do seu tempo dedicado de maneira exemplar ao seu trabalho como servidor público.
Por tudo que Edinho Che representava, por um mundo sem violência e por uma Tangará da Serra mais humana, as entidades que subscrevem essa carta exigem JUSTIÇA. Para uma sociedade mais justa e fraterna, um crime dessa natureza, não pode ficar impune e sem solução.
A sociedade está alerta e vigilante, clama por respostas e pela solução do caso EDINHO.
Quem foi e porquê? Que o(s) delinquente(s) sejam punidos exemplarmente.
Nada trará Edinho de volta, mas o sentimento de Justiça há que prevalecer.
Edinho Che Vive!
Justiça e Paz!
Sociedade Alternativa La Comuna
OAB 10ª Subseção de Tangará da Serra
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais
SINTEP
ADUNEMAT – Sub-sede Tangará da Serra
Associação dos Santistas de Tangará da Serra
Polícia trabalha com duas linhas de investigação para esclarecer crime que vitimou o servidor Edinho