A sessão ordinária de ontem, terça-feira (02), foi tensa na Câmara Municipal de Tangará da Serra durante o tempo das falas na tribuna livre. O caso do áudio difamatório que vazou nas redes sociais provocou manifestações na tribuna e confrontos verbais entre vereadores.
Uma perícia contratada pela Câmara Municipal, a pedido da presidente da casa, Elaine Antunes (PL), atestou que o áudio é verdadeiro, tendo como autor o vereador Horácio Pereira (Republicanos).
Ontem, durante a sessão, a vereadora Elaine Antunes confirmou o encaminhamento do resultado da perícia à Polícia Judiciária Civil para compor o inquérito já instaurado. “Recebemos o laudo assinado pelo perito e estamos encaminhando à Polícia Civil”, confirmou a presidente do Legislativo.
(Ouça áudio da vereadora Elaine, abaixo)
Na tribuna, o vereador Davi Oliveira (União) voltou a criticar Horácio Pereira (Republicanos), a quem é atribuído o áudio, afirmando que o caso levará ambos à Justiça e que o colega aprenderá a respeitar e ‘lavar a boca’. “Como pode se autointitular ‘cristão’ (?), ao mesmo faz uma denúncia e se coloca como vítima… Se tem algo pra resolver comigo, estou pronto, acabou a sessão aqui nós vamos resolver… não sou filho de pai assustado, e resolvo meus problemas da melhor forma, e por isso já falei com meu advogado e nós vamos sentar na frente de um juiz… você vai aprender a respeitar e lavar a sua boca”, disse Davi, dirigindo-se a Horácio.
(Ouça áudio do vereador Davi, abaixo)
Também na tribuna livre, Romer Japonês (MDB) demonstrou muita revolta com a situação causada pelo áudio atribuído a Horácio. Ele exigiu que o vereador do Republicanos prove suas denúncias (que constam no áudio supostamente a ele atribuído), criticando-o em seguida pelo comportamento verificado desde que iniciou sua trajetória na vereança. Romer também disse estar disposto a colaborar em procedimentos internos na Câmara e cobrou Horácio pelas menções sobre ilegalidades e imoralidades contidos no áudio, em cujo contexto seu nome foi citado. “Nós somos legisladores, então temos que tomar cuidado, (…) temos que apurar… o Ministério Público tem que chamar o vereador Horácio Pereira e fazer essas perguntas a ele… é grave, sim, e a perícia foi feita, a Câmara gastou dinheiro com essa perícia”, disse Romer.
Na sequência, o ex-presidente da Câmara por duas gestões interpelou Horácio. “Vossa excelência, quando entrou aqui, já teve problemas com o presidente desta casa quando da sua posse (Fábio Brito à época no PSDB e hoje no Republicanos), o senhor teve problemas coma Via Brasil, com os médicos ao invadir gabinetes, teve problemas com a Polícia Militar (…), em Barra do Bugres o senhor saiu de lá escoltado (…), o senhor me desculpa, mas o senhor falou meu nome… o senhor diz que me odeia! Eu tenho esposa, filhos, netos!”, completou.
(Ouça áudio do vereador Romer, abaixo)
Reafirma inocência
O vereador Horácio Pereira reafirmou que provará que o áudio que circulou nas redes sociais ao final de abril não é de sua autoria e que foi produzido por inteligência artificial. “Vou provar minha inocência, isso aí é uma tremenda fake news…”, disse.
Ele questionou a perícia contratada pela Câmara, em especial o perito que examinou o material que embasou o laudo técnico e que quer uma nova perícia. Horácio disse que o técnico não é devidamente habilitado para realizar o trabalho pericial, e que, por isso, tem direito a uma contraprova.
Ele também pediu que a fala do vereador Davi Oliveira fosse constada em ata, já que, de acordo com sua interpretação, o vereador do PSB o teria ameaçado durante a sessão.
(Ouça áudio do vereador Horácio, abaixo)
Difamatório
O áudio que circulou pelas redes sociais no mês de abril teve conteúdo pesado, com ofensas a vereadores, denúncia de ilegalidades em licitações e atos em desconformidade com o decoro parlamentar nos “corredores” da Câmara Municipal de Tangará da Serra.
O áudio contém falas atribuídas ao vereador Horácio Pereira (Republicanos) e se espalhou pela web nos últimos dias de abril, gerando grande desconforto no ambiente do Legislativo. No material, há citações de nomes, como dos vereadores Romer Japonês (PV) e Davi Oliveira (PSB).
A composição do secretariado para o segundo mandato do prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson – agora com o ex-vereador Eduardo Sanches (PL) no posto de vice -, acontecerá na manhã desta sexta-feira (10), a partir das 08h00, no Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, na sede do Executivo. Vander terá como vice o ex-vereador Eduardo Sanches (PL).
O primeiro escalão inclui, além dos secretários, o diretor do Samae e a Superintendência de Governo. Até o momento, o que se sabe é que as mudanças serão poucas. No secretariado as únicas alterações confirmadas são nas pastas da Fazenda – Laura Pereira substituiu, ainda em dezembro, Ângela Nascimento – e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), onde Alceu Grapeggia assumirá em lugar de Rogério Rio.
Nas demais pastas, permanecem Arielzo da Guia e Cruz (Administração), Márcia Kiss (Assistência Social), Wellington Rondon (Cultura e Turismo), Vagner Constantino Guimarães (Educação), Luciano da Silva Góis (Esportes), Sílvio Sommavilla (Indústria, Comércio e Serviços), Magno César Ferreira (Infraestrutura), Vinícius Lançone (Meio Ambiente), Adão Leite (Planejamento), Wellington Bezerra (Saúde) e Marcos Scolari como diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).