TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Calçadas no entorno da Feira do Centro recebem melhoramentos e adaptações

Publicado em

Acessibilidade, segurança e estética. Estes são os três aspectos considerados para a melhorias e adaptações no calçamento no entorno da Feira do Produtor do Centro, em Tangará da Serra.

Os trabalhos são realizados por empresa contratada via licitação pela prefeitura, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pasta sob comando do secretário Rogério Rio. “Estamos promovendo melhorias, considerando a exigência legal de acessibilidade nos locais públicos”, explica o secretário.

A substituição do piso de concreto e inclusão do piso tátil direcional acontecerá nas duas laterais da Feira, junto às ruas Celso Rosa de Lima (26) e José Cândido Melhorança (24). Já a calçadas junto à rua Antônio Hortolani (09) receberá somente a inclusão da linha com o piso tátil.

“A prefeitura atendeu prontamente essa necessidade e em breve poderemos oferecer esse melhoramento ao nosso público, que nos visita aos domingos e às quartas, e ao público em geral que transita no entorno da nossa feira durante a semana”, observa Valdeci Ferraz Aquino, presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (Asfet).

Leia mais:  Tangará da Serra recebe workshop sobre segurança de barragens, dia 17, na Unemat

Cabeamento

Outro trabalho realizado e a transferência do cabeamento do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) da Feira para um recorte no calçamento em torno o entorno do mercado público, para disposição subterrânea. Atualmente, o cabeamento (de cobre) está instalado junto à estrutura metálica da cobertura.

Resíduos

Mudança da rotina de coleta dos resíduos da Feira foi assunto de reunião na última quarta entre o diretor do Samae, Marcos Scolari, e o presidente da Asfet, Valdeci Ferraz Aquino.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) deverá determinar a alteração da rotina de recolhimento dos resíduos sólidos produzidos durante os dias de funcionamento da Feira do Produtor do Centro.

Até essa semana, a coleta dos resíduos do mercado público vem sendo realizada às terças e às quintas, conforme rota e cronograma da empresa responsável pelo serviço.

Na última quarta-feira, o diretor da autarquia, Marcos Scolari, esteve reunido com a direção da Asfet para tratar do assunto. O recolhimento dos resíduos deverá ocorrer sempre nas manhãs de segunda e às quartas, à noite.

Leia mais:  Laranja é opção de cítricos na Feira do Centro; saiba a origem e veja 25 receitas

A medida está em estudo pelo Samae junto à empresa prestadora e deverá ser confirmada nos próximos dias. Alterações dos dias de coleta também deverão ocorrer na Feira do Produtor da Vila Alta.

(Assessoria Especial)

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Laranja é opção de cítricos na Feira do Centro; saiba a origem e veja 25 receitas

Published

on

Domingo é dia de Feira do Produtor do Centro. Os feirantes estarão neste domingo para atender o público consumidor de Tangará da Serra e região a partir das 05 da madrugada, oferecendo o melhor da agricultura familiar.

Frutas, legumes e verduras, frango, peixes, carnes, embutidos, leite natural e derivados, massas, pães, doces, o bom café com as atrações da praça de alimentação compõem um cenário que se confunde com a história de Tangará da Serra.

Nessa época do ano, as frutas cítricas – principalmente a laranja e o limão – se destacam. Elas são típicas do inverno, período de maior importância da vitamina C para a saúde humana, pois ajudam, entre outros benefícios, a prevenir a gripe. “São da época, apresentam muita qualidade e estão mais baratas para o consumidor”, observa o presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (Asfet) e administrador da Feira do Centro, Valdeci Ferraz Aquino.

Tradição em Tangará da Serra, Feira do Centro atende neste domingo a partir das 05h00.

Entre as frutas cítricas oferecidas na Feira do Centro, a laranja desponta pelo sabor e pela qualidade. Pode ser consumida in natura ou na forma de sucos. De quebra, é uma excelente base para variadas receitas, além de fazer bem à saúde.

Leia mais:  Laranja é opção de cítricos na Feira do Centro; saiba a origem e veja 25 receitas

A laranja é uma fruta rica em diversos nutrientes e compostos bioativos que oferecem uma série de benefícios para a saúde. Entre os principais, destacam-se o fortalecimento do sistema imunológico, a melhora da saúde cardiovascular, a proteção contra doenças crônicas e o auxílio na digestão.

Tem origem na Ásia, mais precisamente na região entre a Índia e o Sudeste Asiático, com indícios de cultivo começando há cerca de 7.000 anos. A curiosidade é que se trata de um fruto híbrido, resultado do cruzamento natural entre o pomelo (Citrus maxima) e a tangerina (Citrus reticulata). A laranja doce que consumimos hoje foi trazida para o Brasil pelos portugueses.

#feira do centro; #cítricos; #origem da laranja

Clique AQUI para ver 25 receitas à base de laranja.

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana