conecte-se conosco

Empresas & Produtos

Business to business: Biorrefinaria implanta solução de Big Data para certificação de fornecedores

Publicado

A relação B2B (business-to-business) é um exercício diário no cotidiano empresarial. Neste cenário, saber com quem a empresa se relaciona é fundamental para assegurar à integridade de seus negócios. Para aprimorar o processo de qualificação de fornecedores, a uisa e a YEB lançam o Certify 2B, solução em homologação de fornecedores com a utilização de Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning.

A uisa (antiga Usinas Itamarati) atua na geração de bioenergia, produção de etanol hidratado e anidro e açúcares cristal, refinado e triturado. Com uma tradição de 40 anos e localizada em Nova Olímpia – Mato Grosso, a usina tem como mercado vocacional as regiões Centro-Oeste e Norte do país.

A inovação busca reduzir de forma drástica o risco e a burocracia do processo, através da redução de tempo nos processos de cadastro, certificação e homologação do fornecedor por meio de consulta pública em mais de 300 bases de dados oficiais e input de fornecedores em dados não públicos. Além dos elementos base para qualificação do fornecedor e gestão de terceiros, a solução oferece ainda o monitoramento automático de fornecedores gerando alertas de irregularidades para acompanhamento contínuo e avaliação de risco.

Com tradição de 40 anos e localizada em Nova Olímpia, a usina tem como mercado vocacional as regiões Centro-Oeste e Norte do país.

Para Verônica Spinelli, Gerente de Suprimentos da uisa, esta solução é uma das peças-chave para a transformação digital do setor. “A certificação e homologação não é um processo meramente burocrático, mas sim um processo vital e igualmente benéfico para empresa, fornecedores e clientes. Apesar da complexidade, o uso da tecnologia é nossa estratégia para garantir agilidade, transparência e integridade. ”

Leia mais:  TratorTecMaq e Indústrias Colombo: Parceria de quase 20 anos para atender sudoeste de Mato Grosso

Baseado nas melhoras práticas do mercado, a aposta integra os processos ERP já existentes dentro da companhia, atendendo ao processo de SGI e auditorias. Com todo o conceito validado pelo sistema de Compliance, a solução aumenta a transparência no processo de contratação, contribuindo para tomada de decisões mais seguras e diminuindo a exposição ao risco de práticas antiéticas e ilegais durante a contratação.

A Diretora Comercial da Yeb, Gabriela Cazonato, ressalta a importância desta inteligência para os processos e relacionamento com o mercado. “Nós [da Yeb] buscamos sempre as melhores soluções para nossos clientes. Damos suporte à uisa com Inteligência de Mercado dos itens estratégicos e agora temos o prazer de tê-los como nosso primeiro cliente do Certify 2b – uma solução inovadora para o processo de cadastro e homologação de fornecedores. Essa etapa é fundamental no processo de Suprimentos e representa o início do relacionamento com um parceiro e, por isso, otimizar o tempo e reduzir os riscos é extremamente importante. O Certify 2b é uma plataforma que representa a inovação e otimização dos processos dentro das áreas de compras do agronegócio”, destaca.

Leia mais:  Buritis II: Já em comercialização, 2ª etapa do loteamento estará concluída até final deste ano de 2020

(Por: Aline Teixeira e João Paulo Naldi – Assessoria uisa)

publicidade

Empresas & Produtos

Apostando na força de Tangará da Serra, Pasqualotto Supermercados inaugura 4ª filial nesta sexta

Publicado

O Grupo Pasqualotto inaugura nesta sexta-feira (08), às 09hs, em Tangará da Serra, a sua quinta loja no segmento de supermercados. Será a quarta-filial da rede, que tem matriz em Juína, uma filial junto à sede e, também, em Lucas do Rio Verde e Brasnorte.

O Pasqualotto adquiriu a estrutura do Polo Centro, supermercado localizado na tradicional Rua 26 (Celso Rosa de Lima) e que pertencia ao Grupo Dalmolin. A negociação foi conduzida entre os sócios do novo empreendimento – irmãos Mauro e Deize Pasqualotto – e o empresário Carlos Dalmolin, em dezembro passado.

Mauro Pasqualotto: “Percebemos o tamanho do comércio varejista de Tangará da Serra e chegamos à conclusão de que não poderíamos deixar passar a oportunidade”.

Segundo Mauro Pasqualotto, o investimento no setor varejista em Tangará da Serra foi motivado pela oportunidade proporcionada pela negociação com Carlos Dalmolin, seguida de uma criteriosa análise do mercado local. “Sabíamos que Tangará da Serra já tinha outros grandes do setor de supermercados, mas gostamos do que vimos e, assim, diante da oportunidade e da força da economia local, optamos por investir na cidade”, relatou.

Leia mais:  Financiada pelo BNDES, VW investirá em caminhões elétricos para transporte urbano

Mauro destacou a receptividade em Tangará da Serra, que também acabou pesando na decisão em investir da cidade polo do sudoeste mato-grossense. “Sentimos a boa recepção já no hotel em que ficamos. Fomos recebidos com cordialidade na prefeitura e por colegas empresários. Percebemos o tamanho do comércio varejista de Tangará da Serra e, assim, chegamos à conclusão de que não poderíamos deixar passar a oportunidade”, disse o empresário, em entrevista concedida ao Enfoque Business, após reunião na Tratortecmaq, em Tangará da Serra, com o também empresário Alfredo Nuernberg.

Oriundos da cidade de Verê, no Paraná, a família Pasqualotto iniciou seus negócios no ramo de transporte, através do pai, Gentil Pasqualotto. A vinda para Mato Grosso se deu em 1980, na cidade de Juína, após breve morada em Vilhena, estado de Rondônia.

A primeira loja do grupo foi inaugurada em 1991, em Juína. Em 2001, na mesma cidade, o grupo adquiriu um supermercado que se configurou em sua primeira filial. Em 2008, os Pasqualotto investiram numa loja de grande estrutura em Lucas do Rio Verde, sendo esta a sua segunda filial. A terceira loja foi aberta em 2014, na cidade de Brasnorte.

Leia mais:  Banco do Brasil e UBS confirmam acordo para criação de banco de investimentos

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana