TANGARÁ DA SERRA

Cidades & Geral

Barra do Bugres: Projeto de R$ 8 milhões prevê tratamento do esgoto lançado no rio Paraguai

Publicado em

Uma parceria entre município e Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) solucionará um sério problema ambiental em Barra do Bugres. Trata-se do ‘Projeto de Adequação Ambiental do Sistema de Esgotamento Sanitário’, que prevê tratamento do esgoto coletado de 1.992 ligações domiciliares na área urbana. Hoje, os efluentes são lançados ‘in natura’ no rio Paraguai.

Sem sistema de tratamento, os efluentes são lançados ‘in natura’ no rio Paraguai.

Segundo a pasta estadual, as ligações existentes hoje na cidade correspondem a 21,33% das edificações urbanas, mas não há tratamento do esgoto. “Será realizada a implantação de sistema de tratamento para resolver de imediato o problema atual do lançamento de esgoto in natura no Rio Paraguai”, informou a engenheira ambiental da Sinfra-MT, Daniele Dourado Amorim, na mensagem de e-mail em resposta ao questionamento do jornalista Rubens Leite, que, por sua vez, repassou as informações à redação do Enfoque Business.

Sistema será composto por tratamento preliminar, lagoa anaeróbia e lagoa facultativa.

A concepção do projeto considera o levantamento in loco dos sistemas existentes na cidade, com reativação da Estação Elevatória de Esgoto (EEE), reconstrução do emissário (EEE até ETE) e Reativação da Estação de Tratamento (ETE). Neste modelo, o sistema será composto por tratamento preliminar, lagoa anaeróbia e lagoa facultativa. “O recurso para a execução da obra será em parte disponibilizado pela SINFRA, com a contrapartida da prefeitura”, consta na mensagem da engenheira do órgão estadual. O valor orçado é de aproximadamente R$ 8 milhões.

Leia mais:  Tangará da Serra: Membros do Conselho Fiscal do PSA foram empossados na última quinta

Ainda conforme a Sinfra-MT, no que se refere ao pedido de licenciamento ambiental protocolado no mês de outubro, a prefeitura, por determinação do prefeito Divino Henrique Rodrigues (PDT), já requereu licença prévia e licença de instalação, junto à SEMA/MT para implantação do sistema.

(Redação EB, com informações de Rubens Leite/Barra do Bugres)

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feira do Centro: Com preço atrativo e qualidade, abacaxi é opção em fruta para o consumidor

Published

on

As frutas de estação sempre são destaque na Feira do Produtor do Centro e o abacaxi já desponta, a partir deste mês de agosto, com suas primeiras colheitas realizadas pelo pequeno produtor.

O abacaxi é uma tradição em Tangará da Serra. É opção de sabor e fonte de energia para a saúde de quem consome esta fruta tipicamente sul-americana. Pode ser consumido in natura, em sucos e drinques. É ingrediente rico para doces, compotas, geleias, bolos e tortas. Vai muito com um bom churrasco, assado na brasa, com canela e outras especiarias. (Veja receitas ao final do texto)

O abacaxi ocorre em toda região de planície da América do Sul, sendo historicamente apreciada pelos povos indígenas. É considerada uma “superfruta” por estudiosos e profissionais de nutrição em virtude da sua ampla gama de benefícios, sendo uma grande fonte de vitaminas, minerais e substâncias funcionais, como compostos bioativos, água e fibras.

De sabor marcante e exclusivo, ricamente adocicado, o fruto ajuda a evitar o desenvolvimento de doenças graves, combate estresse, melhora a saúde mental, fortalece os músculos, reduz inchaços e contribui para o bom funcionamento do organismo. De quebra, fortalece a imunidade, melhora a digestão, previne infecções, diminui e retarda o envelhecimento.

Leia mais:  Câmara: Projeto responsabiliza agressor pelas despesas nos casos de violência doméstica

“É uma fruta que temos em abundância aqui na Feira, é produzida por muitos dos nossos feirantes com a qualidade de sempre e preço muito em conta”, diz o presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (Asfet), Valdeci Ferraz Aquino.

Nos boxes

Produzido em Tangará da Serra no Assentamento Antônio Conselheiro – agrovilas 04 e 07 e nos 40 lotes – e também em Progresso, São Joaquim e na região das Cabeceiras do Queima Pé, o abacaxi é facilmente encontrado na Feira do Centro, no setor de hortifruti.

Veja 65 receitas com abacaxi no link abaixo:

65 receitas com abacaxi adocicadas e azedinhas na medida certa

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana