TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Barra do Bugres: Pandemia, falta de hospital e quadro limitado coloca saúde em cheque

Publicado em

Um dos principais municípios da região sudoeste de Mato Grosso pode estar diante de uma crise sem precedentes na saúde pública neste início de 2022.

Barra do Bugres se encontra numa situação delicada, já que não dispõe de nenhum hospital, seja público ou privado. Para atender a grande demanda de pacientes com sintomas respiratórios, o município conta apenas com uma unidade de Pronto Atendimento (PA, foto do topo), que dispõe de quatro plantões, com quatro profissionais de enfermagem e dois médicos.

Situação da saúde pública em Barra do Bugres foi tema de reuniões com vereadores e CMS.

Para internações de pacientes em observação, o município se vale do próprio PA, onde há seis leitos ocupados. Porém, caso seja necessário internações em UTIs, o município dependerá de vagas em Cuiabá e/ou Tangará da Serra.

As dificuldades aumentam na medida em que, além do recrudescimento da pandemia Covid-19 e os surtos de Influenza H3n2, o município também corre o risco de assistir a um aumento dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya, como vem acontecendo em todo o estado.

Prefeita Azenilda busca alternativas para enfrentar situação delicada na saúde pública.

Sem hospital, Barra do Bugres se obriga a encaminhar gestantes para partos em maternidade no município vizinho de Arenápolis, o que significa, também, aumento de custos.

Leia mais:  No sábado, Tangará da Serra terá “Dia D” de vacinação contra a gripe nas USF e no shopping

Diante deste quadro, a prefeita Maria Azenilda Pereira (MDB) busca alternativas. Uma das medidas será a contratação de mais seis profissionais técnicos em enfermagem para desafogar o atendimento na UPA.

A prefeita promoveu, ontem (segunda, 17) reunião com os vereadores, sendo a saúde pública o principal tema. A contratação de profissionais para o atendimento à população no PA foi uma das pautas. Os novos profissionais serão contratados após aprovação de projeto de lei pelo Legislativo, o que deverá acontecer ainda este mês.

Noutra reunião, a gestora discutiu com o Conselho Municipal de Saúde a reinstalação da maternidade do município (que antes funcionava junto ao extinto hospital regional). Este processo, porém, levará mais tempo – de 60 a 90 dias – em razão dos trâmites burocráticos e procedimentos técnicos.

Quanto à reabertura do hospital municipal, a municipalidade já dispõe de uma verba de R$ 6 milhões em conta vinculada, mas depende do governo do Estado para o início das obras.

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

No sábado, Tangará da Serra terá “Dia D” de vacinação contra a gripe nas USF e no shopping

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde vai realizar o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza em Mato Grosso no próximo sábado, 20 de abril. A meta da ação é mobilizar a população mato-grossense contra a propagação do vírus da gripe.

Em Tangará da Serra, as ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica. A vacinação acontecerá nas unidades de Saúde da Família (USFs), das 08h00 às 16h00, e no Tangará Shopping, das 16h00 às 22h00.

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada pelo Programa Nacional de Imunizações em 1999, com objetivo de reduzir internações, complicações e mortes na população-alvo.

(*) No quadro abaixo (final do texto), os públicos prioritários

No total, 364 mil doses foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação no estado.

Segundo a superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, a data representa busca dar visibilidade à vacinação.

Para ela, o papel dos municípios é fundamental em todos os processos que resultam na vacinação do grupo prioritário.

Leia mais:  No sábado, Tangará da Serra terá “Dia D” de vacinação contra a gripe nas USF e no shopping

Alessandra reforçou ainda a importância de os pais comparecerem aos postos de vacinação com seus filhos.

(Redação EB, com Secom-MT)

 

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana