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Infraestrutura & Logística

Através de parceria, Estado retoma obras de pavimentação da MT-339, com 20 quilômetros até curva da Calcário

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O governo do Estado retomou nesta terça-feira as obras de pavimentação da MT-339, que liga Tangará da Serra, na MT-358, até a localidade de Panorama, em Salto do Céu, na MT-170. Equipe da empreiteira responsável pelas obras e maquinário já estão no local para os trabalhos.

As obras serão realizadas através de parceria público-privada (PPP), firmada entre governo do Estado e associação dos produtores usuários da estrada. A primeira etapa inclui cerca de 20 quilômetros, entre a MT-358 e a chamada ‘curva da Calcário’, imediações do Assentamento Antônio Conselheiro.

O valor disponibilizado para as obras não foram informados até o momento. A previsão de término desta primeira etapa (20 quilômetros) é para o segundo semestre do ano que vem.

As obras estão incluídas no pacote anunciado esta semana pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), que prevê 4,7 mil quilômetros de obras rodoviárias em execução e contratadas até o fim de 2020.

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Infraestrutura & Logística

Governo publica edital para licitar pavimentação da MT-426, na região da Calcário, em Tangará

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O governo do Estado publicou no início deste mês de julho o edital de abertura de certame licitatório para obras de pavimentação da MT-426, na região da Calcário Tangará/São Jorge e Fazenda Netolândia, em Tangará da Serra.

O edital (RDC 059/2022) foi publicado com data de 01 de julho e prevê, em regime diferenciado, contratação de empresa de engenharia para execução dos serviços de implantação e pavimentação de 21,36 quilômetros da MT-426, desde a entrada da empresa Calcário Tangará até o entroncamento com a MT-358, proximidades da Serra dos Parecis, e, também, 17,24 quilômetros na MT-170, a partir da bifurcação com a 426, em direção ao distrito de São Jorge. Neste trecho, o projeto inclui a substituição da ponte de madeira existente sobre o rio Formoso, naquele distrito, por uma ponte de concreto. Extensão total, portanto, é de 38,60 quilômetros, com o governo estadual executando com a conclusão prevista até final de 2024, sem necessidade de parceria com associação de produtores.  (Veja, na imagem abaixo, trajeto a ser pavimentado)

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O projeto, no entanto, foi custeado com recursos privados de R$ 381 mil, através da Associação dos Produtores da MT-426/170, com aprovação pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) em março deste ano.

Região produtora

Um dos articuladores das obras que serão licitadas é Edilson Sampaio, que coordena as obras de pavimentação da MT-339, como superintendente da Associação dos Produtores das Rodovias MT-480 e MT-339. Ele, que foi informado da licitação durante uma visita à Sinfra-MT na semana passada, destaca a importância da pavimentação daquela rodovia, que atende a uma região que responde por importantes atividades econômicas – como produção de calcário e pecuária. “É preciso enaltecer a proatividade do governo do Estado, que dará uma solução definitiva para um problema que se arrasta a décadas. A pavimentação vai impulsionar a economia daquela região, que sempre contribuiu em alta conta para o município e ao próprio estado”, disse.

Segundo estimativas da associação dos produtores da localidade, somente em calcário a região produziu em 2021 um total de 1,18 milhão de toneladas, o que representou cerca de 40 mil viagens de caminhões carregados, cada um, com uma média de com 30 toneladas de carga do insumo.

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Há, também, uma intensa movimentação de gado de corte na região, advinda de um grande confinamento. Segundo informações repassadas por produtores da região, a pecuária de corte movimentou, por sua vez, cerca de 15 mil cargas vivas em 2021.

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