TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Arboviroses: Tangará investiga ocorrência de mais um óbito; notificações passam de 5 mil

Publicado em

Tangará da Serra sofreu uma epidemia de arboviroses em 2024. Só de chikungunya foram 5,7 mil casos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra investiga a ocorrência de um óbito que pode ter sido ocasionado pelas arboviroses. Desta vez, a baixa pode ter sido provocada pela dengue.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda (11) pela Vigilância Epidemiológica do município, as arboviroses somam 5.014 notificações, sendo 2.608 de chikungunya e 2.406 de dengue. (Veja boletim, ao final do texto)

Entre estas enfermidades, há uma morte já confirmada de um homem, idoso, na faixa dos 70 anos, semana passada, resultante de chikungunya.

Combate

Começou em Tangará da Serra, nesta segunda-feira (11), os serviços de nebulização espacial (UBV pesado), popularmente conhecido como fumacê, para conter o avanço da dengue e da chikungunya na cidade.

A aplicação do produto iniciou com duas unidades veiculares já na madrugada, às 05h30 (até às 09h30), pelos bairros Vila Esmeralda e Morada do Sol. Os trabalhos seguiram à tarde, a partir das 16h00 até as 20h00 no bairros Jardim Barcelona, Valência, Figueira e Presidente. (Veja programação, clicando abaixo)

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

Fumacê

O fumacê irá funcionar com 4 ciclos nas mesmas regiões, ou seja terá repetição da aplicação do inseticida por quatro vezes em cada local. O calendário dos ciclos é o seguinte: 1º ciclo: 11/03 a 15/03; 2º ciclo: 19/03 a 23/03; 3º ciclo: 27/03 a 31/03 e 4º ciclo: 04/04 a 08/04.

Para garantir a eficácia do inseticida, é necessário que os moradores mantenham as portas e janelas abertas para que o veneno alcance todos os cômodos da casa.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

Published

on

Uma das atrações da Feira do Produtor do Centro, em Tangará da Serra, é o setor de carnes. É ali que se encontra bons cortes de carnes bovina, suína, os embutidos e derivados, além de peixes. Nesse domingo de Páscoa, a Feira começa a atender a partir das 05h00.

O dia é especial e  muitos consumidores optam pelo churrasco, e aí vão cortes bovinos e suínos que a Feira do Centro oferece para preparar na brasa. “Nosso setor de carnes é muito frequentado, especialmente aos domingos. As opções são várias, e fica ao gosto do consumidor escolher o que mais lhe convém na ocasião”, observa o presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (ASFET),Valdeci Ferraz Aquino.

Tradicional feira de domingo é atração em Tangará da Serra.

Churrasqueadas à parte, há quem valorize uma boa carne de panela como prato principal no domingo. E uma opção deliciosa é o músculo ao molho na pressão, acompanhado da tradicional polenta. (Veja receita ao final do texto)

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

O corte

O músculo bovino, ou garrão, é aquela carne que deriva das pernas dianteiras e traseiras do boi. É um corte versátil (o mesmo do ossobuco) e nutritivo. É rico em colágeno, possui textura firme e sabor marcante, sendo ideal para receitas que exigem cozimento prolongado.

É considerado uma carne de segunda, geralmente mais acessível. É uma carne magra, com baixo teor de gordura e rico em colágeno, proteínas e nutrientes. Por isso, pode ser utilizada na alimentação infantil.

Seu sabor é marcante e se acentua com o cozimento. É versátil, podendo ser utilizado em diversas preparações, como guisados, carnes de panela, sopas e ensopados.

Veja, na sequência, receita de músculo na pressão, com polenta.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana