TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Política & Políticos

AMM muda estatuto, restringe reeleições, reduz mandato e corta salários de diretores

Publicado em

Em menos de cem dias de trabalho, a nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) já cumpriu grande parte das ações anunciadas durante a campanha eleitoral, implementando mudanças estatutárias e administrativas importantes para fortalecer a entidade e promover uma gestão mais democrática e eficiente.

Entre as alterações, definidas em assembleia geral extraordinária, prefeitos e prefeitas de diversas regiões do estado aprovaram a redução do mandato eletivo para dois anos, a partir de 2026.  A limitação de reeleição para um único mandato adicional para o mesmo cargo busca promover a alternância de poder, assegurando que novas ideias e perspectivas possam contribuir para o desenvolvimento municipal.

Outra inovação significativa é a limitação de reeleições para os cargos de direção, permitindo apenas uma reeleição consecutiva. Esse novo critério busca assegurar a alternância de poder e a diversificação das lideranças, possibilitando que novas visões e estratégias beneficiem os municípios associados.

A nova diretoria também colocou em votação e obteve aprovação a medida de que apenas prefeitos em mandato poderão votar nas eleições presidenciais da AMM, previstas para ocorrer em janeiro de 2027. Essa medida garante que apenas os gestores municipais atualmente empossados participem da escolha de seus representantes, reforçando a legitimidade e a representatividade das decisões tomadas.

A assembleia geral agora pode ser realizada em formatos presencial, telepresencial ou híbrido, adaptando-se às necessidades de participação dos associados, enquanto mantém a integridade do processo eleitoral. E fica definido a adoção exclusiva do voto presencial nas eleições, utilizando as urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a AMM assegura um processo de escolha transparente e seguro para todos os envolvidos.

Já o cargo de presidente, assim como os demais cargos da diretoria e do conselho fiscal, não será remunerado, reforçando o caráter voluntário e dedicado dos membros à causa municipalista. Adicionalmente, a nova regra traz que um ex-prefeito somente poderá se candidatar a Diretor Presidente da entidade na eleição imediatamente subsequente ao encerramento do seu mandato de prefeito.

Em declaração, Leonardo Bortolin, presidente da AMM, expressou o significado dessas mudanças: “Essas medidas refletem nosso compromisso em manter a AMM como referência nacional em defesa dos municípios. Acreditamos que a alternância de liderança, juntamente com a pluralidade de ideias e ações, fortalecerá ainda mais nossa instituição.”

(Assessoria)

Comentários Facebook
Advertisement

Política & Políticos

Chico Guarnieri participa da III Semana da Neurodiversidade em Barra do Bugres

Published

on

Evento municipal tem o objetivo de conscientizar a população sobre os diferentes perfis cognitivos

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) marcou presença na III Semana da Neurodiversidade, em Barra do Bugres. Com o tema “Um olhar afetivo para a neurodiversidade”, o poder público municipal, em parceria com o parlamentar e especialistas, discutiu a importância da sensibilização, compreensão e aceitação das pessoas com perfis cognitivos diferentes.

A abertura da semana de palestras foi realizada nessa segunda-feira (09.06) e o parlamentar reforçou que a neurodiversidade é a ideia de que cada pessoa é diferente, inclusive na forma como o cérebro funciona. Segundo esse conceito, os seres humanos têm jeitos variados de pensar e agir e essas diferenças naturais devem ser respeitadas e aceitas.

“É muito gratificante estar aqui hoje, neste evento que tem como objetivo promover a sensibilização e a aceitação da neurodiversidade, incentivando a inclusão e a equidade para todas as pessoas”, afirmou.

Chico Guarnieri defende a sensibilização e a aceitação da neurodiversidade.

Um desafio a ser vencido nesse ponto é a identificação de um número de quantas pessoas neurodivergentes existem.

O parlamentar reforçou que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que em Mato Grosso mais de 40 mil pessoas afirmaram ter recebido o diagnóstico de Transtorno Espectro Autista (TEA). Mas não há levantamentos de outras condições como o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, entre outros.

“Precisamos desses números para que possamos construir políticas públicas de forma assertiva, compreendendo a realidade onde estamos inseridos”, disse Chico Guarnieri.

Nessa segunda-feira (10.06), a abertura do evento contou com a palestra “Comunicação e Desafios da Inclusão Escolar”, ministrada pelo psicólogo, doutor em estudos da Linguagem, Rodrigo Fernandes Brito.

Realizada pela Prefeitura de Barra do Bugres, pelas secretarias municipais de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social, a Semana da Neurodiversidade ofereça palestras também nesta terça e quarta-feira, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Na quinta-feira, na Praça Felipe Mendes, terão atividades culturais, interativas e recreação.

#neurodiversidade; #chico guarnieri; #transtorno espectro autista

(Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana