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Infraestrutura & Logística

Agenda Regional Oeste projeta encontro entre municípios para discutir demandas

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A importância do sistema intermodal de transportes para o desenvolvimento socioeconômico da macrorregião oeste-sudoeste de Mato Grosso, a assimilação do conceito de hinterland e a compreensão dos benefícios e da participação de cada município da área de abrangência.

Este é o tripé ideológico que embasa o planejamento de um grande debate sobre infraestrutura e logística para cerca de 30 municípios que comporão a área geográfica de influência do sistema intermodal rodo-hidroviário que está em fase de viabilização nas regiões polarizadas por Cáceres e Tangará da Serra.

Estradas que integram a macrorregião oeste-sudoeste estiveram em pauta no encontro virtual.

Uma vez agendado, o evento reunirá as lideranças políticas e empresariais dos municípios envolvidos com objetivo de definir estratégias para agilização das obras do sistema intermodal, além de identificar os benefícios de cada município de acordo com suas respectivas demandas e vocações socioeconômicas. O encontro resultará na redação de um documento com encaminhamentos às autoridades das esferas estadual e federal.

Terminais portuários são engrenagens fundamentais no sistema intermodal de transporte.

A possibilidade de organização do encontro foi levantada durante a 1º Reunião Ampliada de Trabalho da Agenda Regional Oeste (ARO), que envolveu representantes dos municípios de Cáceres e Tangará da Serra, na tarde da última quinta-feira, através da plataforma digital google meet.

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A data, a programação e o formato ainda serão definidos, conforme proposta a ser apresentada pela advogada e mestranda em Economia Adriane Nascimento, integrante da ARO que sugeriu a realização do encontro.

Reunião

Além dos membros da ARO, participaram o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Cáceres, Vilson Sato; o superintendente de Governo de Tangará da Serra, Alysson Vargas; o Capitão-tenente Sérgio Sales, comandante da Agência Fluvial de Cáceres da Marinha do Brasil, e a advogada e professora universitária Linnet Mendes Dantas, do campus Cáceres da Unemat.

Reunião foi realizada em plataforma virtual no último dia 15, com representantes de Cáceres e Tangará da Serra.

Os trabalhos foram liderados pelo coordenador do escritório da ARO em Tangará da Serra,  engenheiro civil, economista e especialista em logística Silvio Tupinambá, e pelo coordenador do escritório da ARO em Cáceres, engenheiro civil Adilson Reis. Ambos apresentaram, na oportunidade, um relatório técnico-analítico sobre o sistema logístico da região polarizada pelos dois municípios.

Também foram apresentados os atuais estágios das obras de pavimentação das rodovias estaduais MT-339 (Tangará-Panorama) e MT-343 (Cáceres-Barra do Bugres), das obras de extensão e pavimentação da BR-174 (que corta a região oeste do estado), dos terminais portuários APH, Paratudal e Barranco Vermelho (no trecho do rio Paraguai entre Cáceres e Corumbá), da hidrovia do rio Paraguai e, também, da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres.

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ARO

A Agência Regional Oeste (ARO) é um movimento apartidário, de natureza privada, que tem por objetivo acompanhar as obras de integração logística e de desenvolvimento socioeconômico da mesorregião sudoeste do estado de Mato Grosso, colaborando com a sociedade e os poderes constituídos no que for possível e necessário para que os trabalhos tenham continuidade e a devida celeridade.

Compõem a ARO representantes da sociedade civil organizada, através de profissionais de logística, engenharia civil, ciência da informação, direito, administração, comunicação e imprensa, além de representantes do agronegócio, do ambiente universitário e da iniciativa privada.

ZPE de Cáceres está em construção e impulsionará o setor industrial da região.

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Infraestrutura & Logística

MT-240: Cronograma de obras prevê entrega da pavimentação até Santo Afonso em dezembro

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Foram oficialmente retomadas ontem (quinta, 19) as obras de pavimentação do trecho de 37,16 quilômetros da MT-240, entre Tangará da Serra e Santo Afonso. A retomada foi anunciada durante reunião de trabalho, em Tangará, entre as prefeituras dos dois municípios (que integram o termo de cooperação com o governo do Estado), a associação parceira e a Guaxe Construtora e Terraplenagem, empreiteira que assume os trabalhos. (Veja vídeos ao final da matéria)

Grande anseio da região entre Tangará e Santo Afonso, as obras foram retomadas após suspensão por problemas técnicos na execução. O governo do Estado optou pela celebração de contrato com a Guaxe, que figura como sétima classificada no certame licitatório, permitindo a continuidade das obras.

Reunião de trabalho definiu detalhes da retomada das obras na MT-240.

Segundo o superintendente da entidade parceira – Associação dos Produtores da Rodovia MT-240 -, Edilson Sampaio, o cronograma indica a realização das obras em duas etapas, sendo a primeira cumprida até o mês de julho, com terraplenagem em 19 quilômetros e pavimentação de 14 quilômetros em TSD (Tratamento Superficial Duplo), e a segunda com a obra concluída na totalidade do trecho de 37 quilômetros até 31 de dezembro deste ano. “Nesta reunião acertamos detalhes importantes para o andamento das obras, como a limpeza do trecho, sinalização, semeadura de grama nas margens e outras ações pelas prefeituras, obtenção de cascalho e questões técnicas dos trabalhos”, disse Sampaio.

Visitação às obras na 240: Conclusão até dezembro.

Integração e crescimento

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O prefeito de Santo Afonso, Luís Fernando Ferreira Falcão (União), comemorou a retomada das obras, que corriam o risco de emperrar em razão de problemas técnicos. “Temos que destacar a colaboração da Guaxe, que aceitou assumir as obras. Sem isso as obras não poderiam ser retomadas sem uma nova licitação, em razão do ano eleitoral”, disse o gestor, que prevê importantes benefícios socioeconômicos para seu município com a rodovia asfaltada. “Vamos assistir a um impulso para a economia de Santo Afonso”, acrescentou.

Prefeito de Santo Afonso, Luís Fernando: “Vamos assistir a um impulso para a economia”.

Já o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson (PSDB), participou da reunião de trabalho com o secretário de Infraestrutura do município, Magno César Ferreira, e também demonstrou satisfação com a retomada. “A pavimentação desta rodovia é um sonho antigo da nossa região e representará qualidade de vida, uma integração importante entre Tangará e Santo Afonso para o fluxo dos moradores da região e escoamento da produção”, observou.

Produção

A MT-240 serve uma região de considerável capacidade produtiva, com mais de 15 mil hectares cultivados de soja e milho e pecuária de corte. A região também conta com o assentamento Nossa Senhora Aparecida, que reúne cerca de 70 famílias de pequenos agricultores que produzem hortifrutigranjeiros, lavoura branca, além de frangos, leite e pequenos animais.

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*Veja vídeos a seguir:

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