conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: ‘Vaca louca’ atípica, exportações, democracia e entrevistas são destaques

Publicado

O Momento Agrícola deste sábado (11.09) traz assuntos importantes sobre pecuária e exportações de carnes brasileiras, além de entrevistas sobre temas relevantes.

O programa é produzido e apresentado pelo produtor rural, engenheiro agrônomo e consultor Ricardo Arioli e transmitido pela rede de rádios do agro aos sábados. É, também, repercutido em formato de matéria jornalística pelo Enfoque Business, com o link da Soundcloud ao final do texto.

Casos atípicos

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) finalizou no início dessa semana as análises dos dois casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB – mal da vaca louca) ocorridos em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e Belo Horizonte.

As duas ocorrências foram classificadas como ‘atípicas’, ou seja, não representam risco para a cadeia de produção de carne bovina e derivados do país.

Segundo o Mapa, o mal da vaca louca – como esses dois casos atípicos registrados – ocorre de maneira espontânea e esporádica e não está relacionado à ingestão de alimentos contaminados.

O Momento Agrícola, através de Ricardo Arioli, traz uma análise sobre o assunto, estabelecendo um paralelo com as exportações brasileiras de carne.

Carne suína

Outra notícia comentada nessa edição do Momento Agrícola diz respeito às exportações de carnes e processados suínos.

Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) indica que as exportações brasileiras de carne suína, considerando produtos in natura e processados, mantiveram alta de 11,53% em volumes entre janeiro e agosto de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A entidade aponta um total de 756,5 mil toneladas embarcadas entre janeiro e agosto deste ano, contra 678,3 mil toneladas em 2020.

Frango

O Momento Agrícola também comenta uma notícia importante para avicultura brasileira. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), nesse ano o Brasil retornou à posição de segundo maior produtor mundial de carne de frango depois de, no biênio 2019/2020, perder o lugar para a China. O posto, segundo o USDA, deverá ser mantido pelo Brasil em 2022.

Para aquele órgão, em 2021 a produção brasileira de carne de frango registra aumento anual de 3,39%, com isso chegando aos 14,350 milhões de toneladas. Já a produção da China tende a recuar cerca de 4% no ano, não passando dos 14 milhões de toneladas.

Outras

Além das notícias comentadas, Ricardo Arioli traz no Momento Agrícola deste sábado matérias especiais a partir do segundo bloco. Os temas abordados são “O Som da Democracia”; “O Projeto Campo Futuro”, com Renato Ribeiro, do CEPEA; e, no bloco 4, “O Quem Vem por Aí no Aluguel de Máquinas”.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana