conecte-se conosco

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola destaca coronavírus, petróleo, dólar, Fethab, TMG 2381 e Parecis Superagro

Publicado

Os efeitos nefastos do coronavírus e da queda dos preços do barril do petróleo na economia mundial, a alta do dólar, a negativa do STF para o julgamento da ADIN do Fethab, o rendimento acima de 80 sc/ha da variedade de soja TMG2381 e as atrações da Parecis Superagro são os destaques do Momento Agrícola deste final de semana.

Programa é produzido e apresentado pelo engenheiro agrônomo, produtor rural e consultor Ricardo Arioli

Veiculado pela rede de rádios do Agro, o programa é produzido e apresentado pelo engenheiro agrônomo, produtor rural e consultor Ricardo Arioli, que também é presidente da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Coronavírus e petróleo

A pandemia causada pelo Coronavírus – que já entrou fortemente na Europa e segue se propagando pelo mundo afora – tem causado consideráveis danos econômicos globais. O nervosismo gerado entre os investidores fez as bolsas despencarem e o dólar disparar.

O isolamento de cidades inteiras tem paralisado as atividades em todos os setores (em especial os transportes), engessando a economia em muitos países. Isso provocou um grande tombo nos preços internacionais do barril do petróleo.

Leia mais:  Sistema FAMATO: Tangará da Serra ganhará centro de excelência ILPF

Ontem (sexta 13), a Reuters divulgou que a Arábia Saudita está “inundando” os mercados do petróleo com preços que chegam a US$ 25, mirando especificamente as grandes refinarias que utilizam óleo russo na Europa e na Ásia. Esta postura saudita provocou uma escalada na guerra com Moscou por fatias de mercado. Com isso, os árabes buscam ocupar (por exemplo) o lugar do petróleo russo comprado por China e Índia.

Por aqui, no Brasil, a baixa nos preços do petróleo favorece o transporte de commodities, porém afeta seriamente o mercado do etanol e do biodiesel e, também, ameaça a arrecadação de ICMS do combustível nos estados. Ao mesmo tempo, o aumento do consumo de gasolina e diesel aumenta o passivo ambiental, já que potencializa o efeito estufa.

Outros

Além dos tópicos mencionados no início deste texto, o Momento Agrícola também traz informações sobre as atrações da Parecis Superagro, numa entrevista (4º bloco) com o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Antônio César Brolio.

Nos blocos anteriores, Ricardo Arioli fala sobre o trabalho do ex-deputado federal Nilson Leitão na assessoria parlamentar da CNA no Congresso Nacional, e também sobre os problemas na irrigação em Mato Grosso.

Leia mais:  Momento Agrícola: Milho desaparece do mercado e queda no consumo segura preços da carne

(*) Clique no link abaixo para ouvir o Momento Agrícola na íntegra.

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Cenários do Agro ante a pandemia, oportunidades e relatos de enfrentamento da crise são destaques

Publicado

O Momento Agrícola desta semana chega, como sempre, com uma grande variedade de notícias, entrevistas e informações relacionadas ao Agro. O programa é veiculado pela rede de rádios do Agro e é produzido e apresentado pelo produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli.

No bloco das notícias comentadas, Arioli destaca mais uma vez os cenários nacional e internacional do Agro ante a pandemia do coronavírus. Ele fala sobre a adesão de vários países – como Suécia e Estados Unidos – ao isolamento horizontal por força da ameaça que o vírus representa.

Por outro lado, o Momento Agrícola informa que, a despeito da pandemia, os negócios do Agro continuam fluindo. O mercado de commodities mantém preços sustentados principalmente pela valorização do dólar e os

Embarques de soja bateram recorde em março, atingindo a marca de 11 milhões de toneladas.

 

“Nesse ritmo, não vai sobrar soja no Brasil”, observa Arioli, que destaca a manutenção do poder de compra da China e a desvalorização do real frente ao dólar, o que torna a soja brasileira muito competitiva no mercado internacional.

Leia mais:  Milho: Exportações, clima e câmbio apontam para escassez do grão em 2020

Outros assuntos abordados no programa dizem respeito ao mercado internacional debilitado, as incertezas do milho no Brasil e a situação difícil do etanol frente às quedas nos preços do petróleo, com o barril descendo próximo dos US$ 20.

Por outro lado, Ricardo Arioli enaltece a solidariedade das usinas de álcool e açúcar de Mato Grosso, que através da sua entidade representativa – o Sindalcool – doaram 200 mil litros de álcool 70% ao governo do estado para uso em hospitais da rede pública.

Entrevistas

Nos demais blocos desta edição do programa, Ricardo Arioli apresenta entrevistas. Na primeira delas – com o especialista Marcos Fava Neves, da Fundação Getúlio Vargas – Arioli conversa sobre as oportunidades da crise para o Agro.

Nos dois blocos seguintes, a entrevista é com o consultor de mercado Johnny Drescher, brasileiro que mora em Bremen, na Alemanha, onde atua com vendas de commodities e outros produtos brasileiros. Johnny fala sobre os efeitos da pandemia do coronavírus território germânico e como os alemães estão enfrentando a crise.

Bremen, Alemanha: Especialista relata como os alemães enfrentam a pandemia.

Drescher fala também sobre como o governo alemão enfrenta outra ameaça sanitária, a peste suína africana, que representa sérios riscos ao rebanho suíno local e cujo principal vetor é o porco selvagem, que transita por todo o continente europeu.

Leia mais:  Momento Agrícola destaca os 40 anos de etanol no Brasil, integração lavoura-pecuária e o Sínodo da Amazônia

Finalizando esta edição do Momento Agrícola, Arioli entrevista o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Alceu Moreira. O assunto: Como a FPA vem trabalhando para enfrentar a crise do coronavírus.

Parta ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana