conecte-se conosco

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: A paralisia socioeconômica provocada pelo coronavírus é o assunto em destaque

Publicado

O tema não poderia ser outro no Momento Agrícola deste final de semana: A paralisia gerada pelo coronavírus no convívio social e na economia do mundo inteiro.

O programa produzido e apresentado pelo engenheiro agrônomo, produtor rural e consultor Ricardo Arioli retrata, nesta última edição, um quadro desalentador pintado por um vírus COVID-19, que nesta última semana começou a apavorar os brasileiros.

Momento Agrícola é produzido e apresentado por Ricardo Arioli.

Apesar de notícias modestamente positivas, como o não registro de novos casos de contágio na China e o surgimento de medicamentos promissores, a tendência é de grande retração nos mercados consumidores de todo o planeta, com recessão/decréscimo dos PIBs, quedas nos níveis de emprego e, consequentemente, de renda e consumo, entre outros efeitos nefastos.

Adiamentos e suspensões

Arioli destaca a suspensão/adiamento de eventos importantes do Agro, como o Show Safra, em Lucas do Rio Verde; a Farm Show, em Primavera do Leste; e a Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis.

Ações de entidades ligadas ao setor agropecuário – como Acrimat, Aprosoja, Famato e Senar – também foram paralisadas em razão da pandemia. Atividades como “Acrimat em Ação”, “Acricorte” e “Circuito Aprosoja” foram suspensas, assim como os cursos de qualificação e capacitação do Senar.

Leia mais:  Palestra: A importância do bom manejo, da silagem e da higienização na produção de leite

O Momento Agrícola também traz informações sobre as medidas adotadas em países de alto risco, como Índia e Portugal, bem como a interferência da pandemia nos mercados do algodão, da carne e da soja, com depoimentos de especialistas.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Cenários do Agro ante a pandemia, oportunidades e relatos de enfrentamento da crise são destaques

Publicado

O Momento Agrícola desta semana chega, como sempre, com uma grande variedade de notícias, entrevistas e informações relacionadas ao Agro. O programa é veiculado pela rede de rádios do Agro e é produzido e apresentado pelo produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli.

No bloco das notícias comentadas, Arioli destaca mais uma vez os cenários nacional e internacional do Agro ante a pandemia do coronavírus. Ele fala sobre a adesão de vários países – como Suécia e Estados Unidos – ao isolamento horizontal por força da ameaça que o vírus representa.

Por outro lado, o Momento Agrícola informa que, a despeito da pandemia, os negócios do Agro continuam fluindo. O mercado de commodities mantém preços sustentados principalmente pela valorização do dólar e os

Embarques de soja bateram recorde em março, atingindo a marca de 11 milhões de toneladas.

 

“Nesse ritmo, não vai sobrar soja no Brasil”, observa Arioli, que destaca a manutenção do poder de compra da China e a desvalorização do real frente ao dólar, o que torna a soja brasileira muito competitiva no mercado internacional.

Leia mais:  Sistema FAMATO: Tangará da Serra ganhará centro de excelência ILPF

Outros assuntos abordados no programa dizem respeito ao mercado internacional debilitado, as incertezas do milho no Brasil e a situação difícil do etanol frente às quedas nos preços do petróleo, com o barril descendo próximo dos US$ 20.

Por outro lado, Ricardo Arioli enaltece a solidariedade das usinas de álcool e açúcar de Mato Grosso, que através da sua entidade representativa – o Sindalcool – doaram 200 mil litros de álcool 70% ao governo do estado para uso em hospitais da rede pública.

Entrevistas

Nos demais blocos desta edição do programa, Ricardo Arioli apresenta entrevistas. Na primeira delas – com o especialista Marcos Fava Neves, da Fundação Getúlio Vargas – Arioli conversa sobre as oportunidades da crise para o Agro.

Nos dois blocos seguintes, a entrevista é com o consultor de mercado Johnny Drescher, brasileiro que mora em Bremen, na Alemanha, onde atua com vendas de commodities e outros produtos brasileiros. Johnny fala sobre os efeitos da pandemia do coronavírus território germânico e como os alemães estão enfrentando a crise.

Bremen, Alemanha: Especialista relata como os alemães enfrentam a pandemia.

Drescher fala também sobre como o governo alemão enfrenta outra ameaça sanitária, a peste suína africana, que representa sérios riscos ao rebanho suíno local e cujo principal vetor é o porco selvagem, que transita por todo o continente europeu.

Leia mais:  Momento Agrícola: Influência das tecnologias no Agro, hambúrguer sem carne e safra 2019-2020

Finalizando esta edição do Momento Agrícola, Arioli entrevista o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Alceu Moreira. O assunto: Como a FPA vem trabalhando para enfrentar a crise do coronavírus.

Parta ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana